19/06/2026 15:15:34
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8251/

Secretaria Municipal de Educação entrega Plano Estratégico decenal para gestores escolares

Encontro de planejamento teve espaço para momentos de homenagens e de despedida da atual gestão
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
17/12/2020 11:34

(Foto: Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Na última reunião do ano com os gestores escolares, realizada da tarde desta quarta-feira, 16, na Escola Paulo Freire, a Secretaria Municipal de Educação fez a entrega do Plano Estratégico 2017-2026, elaborado a partir de ampla participação de todas as áreas da instituição e que teve como referenciais o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação.  

Outros materiais impressos de produção própria e elaborados coletivamente também foram repassados às equipes gestoras da rede, como o Documento de Referência Curricular (DRC) revisado e com nova formatação, o Plano Municipal de Educação, as Trilhas de Aprendizagens para aula não presencial, semipresencial e presencial, o Projeto de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e ainda a nova aquisição de livros infantis.

Se a pauta da reunião de planejamento teve ainda informes administrativos referentes ao 13º salário, substituições, prorrogação de contratos, processo seletivo, concurso público, licenças prêmio e organização das escolas durante o período de férias coletivas e de recesso, o encontro foi concluído com homenagens e pronunciamentos de despedida e de encerramento da gestão que esteve no comando da Secretaria Municipal de Educação no período 2017-2020.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, sua equipe está deixando todas as informações organizadas e todo planejamento educacional da rede do município encaminhado para que a próxima gestão possa começar o ano letivo de 2021 sem qualquer transtorno.

“Hoje aqui entregamos o Documento de Referência Curricular reformulado e atualizado, o Planejamento Estratégico decenal da Secretaria de Educação conforme preconiza o Plano Municipal de Educação, as Trilhas formativas, que deixam um caminho construído para que a próxima gestão possa organizar as aulas presenciais ou não presenciais, também entregamos um documento sobre a fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental, o Plano Municipal de Educação revisado e aprovado pela Câmara e ainda o Plano Municipal da Primeira Infância, que está tramitando no Legislativo”, cita.

Depois de lembrar da recente conquista do Selo UNICEF, que também contou com a participação e ações desenvolvidas pela Secretaria, como a Busca Ativa Escolar, a secretária ainda aponta que está sendo deixado um legado de planejamento educacional nunca antes visto no município. “Fica a marca do planejamento, a marca da democracia, a marca da construção coletiva, a marca da inovação, representada na construção da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a marca da formação continuada e a marca da qualidade na educação com a conquista de resultados que ainda não tinham sido alcançados”, destaca.       

Mais que tudo, para Cleusa De Marco, essa gestão teve o cuidado de planejar e preparar Lucas do Rio Verde, um município que não para de crescer, para as demandas atuais e futuras. Como exemplos, cita a ampliação da infraestrutura da rede, com a construção de mais de 130 novas salas de aula, a revitalização de todas as unidades escolares, a viabilização de cinco novos centros de educação infantil, de mais uma escola de ensino fundamental e de duas escolas estaduais e ainda a conquista do Campus Avançado da Unemat.    

“Tivemos hoje uma reunião longa com o Ministério Público e entregamos o relatório com a lista de espera da fila de creches zerada. Além disso, vamos fazer uma transição com transparência e repassar todas as informações porque a sociedade confiou essa gestão para nós e retribuímos com muito trabalho e excelentes resultados que precisam ter continuidade. Por isso, tivemos a preocupação de deixar uma política de estado que seja permanente e não uma política de governo, que é transitória e pode mudar a cada quatro anos. Fizemos muitos investimentos em tecnologia, formação, construímos um sistema de monitoramento do Plano Municipal de Educação e do Planejamento Estratégico da Secretaria e investimos na autonomia e no aperfeiçoamento dos conselheiros dos órgãos de controle social”, relata.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho