18/08/2026 14:46:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8457/

“Maio Amarelo”: Prefeitura cria projeto de conscientização no trânsito luverdense

A intenção é reduzir o número de acidentes no município, por meio da educação contínua
Por Ascom/Lina Obaid
19/04/2021 09:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A educação no trânsito é um ponto fundamental para se ter uma cidade segura. Por isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, já está com o projeto do programa “Maio Amarelo, no trânsito sua responsabilidade salva vidas”, em andamento.

O objetivo do projeto é valorizar e preservar a vida por meio da conscientização da população, reduzindo assim a incidência de acidentes de trânsito.

A ação irá abarcar a sociedade como um todo, por meio de palestras em escolas e empresas, abordagem dos motoristas em vias públicas, bem como o fortalecimento da educação de trânsito continuada.

De acordo com o projeto, nas escolas, serão trabalhadas disciplinas que incentivem a cidadania e destaquem a importância de conviver de forma harmoniosa, incentivando valores como 
cooperação, fraternidade, participação social e respeito.

A iniciativa é promovida por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, e será apresentada a algumas instituições que poderão ser parceiras do projeto, como o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, e das Secretarias municipais de Educação, Cultura e Saúde. Além da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Sobre o “Maio Amarelo”
Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. E tem como principal proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, ente outros, para propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango