12/05/2026 11:40:05
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8492/

Vacina Gripe (Influenza): começa a imunização de crianças, gestantes e profissionais da saúde

A vacinação será feita em três etapas, conforme grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
28/04/2021 08:34

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A imunização contra a Gripe (Influenza) já começou e vai até o dia 10 de maio atendendo, nesta primeira etapa, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. As vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde do município (exceto os PSFs I, II e IV dos bairros Rio Verde e Alvorada, que atendem a outras especialidades nesse momento).

De acordo com a enfermeira Andressa Alves, é importante se imunizar contra a gripe, especialmente no momento em que o contágio da Covid-19 toma a maior parte da preocupação popular.

“Diferente da Covid-19 que pouco atinge as crianças, a H1N1 não só alcança, como pode matar crianças acima de seis meses. Lembrando que em época de pandemia, considerando que os sintomas são parecidos, a imunização é importante, pois uma pessoa que receber a vacina da Influenza dificilmente contrairá um tipo grave de gripe, que poderia ser confundido com Covid-19. Dessa forma fica mais fácil detectar e tratar de forma correta”, explica Andressa.

Somente em crianças de até um ano de idade, a dose completa (0,5 ml) é dividida em duas partes, com intervalo de trinta dias. Pensando nisso, a dona de casa Misna Sales já levou o filho Alexsander, de seis meses, para receber a primeira dose da vacina.

“Para mim é importante ele estar com a carteira de vacinação em dia, inclusive com essa vacina da gripe, dá uma segurança a mais para ele e tranquilidade para mim também”, afirma Misna.

A segunda etapa da campanha, que inicia em 11 de maio, inclui professores, monitores de escola e idosos acima de 60 anos de idade.

É importante ressaltar, tanto para profissionais de saúde quanto para idosos que já receberam a vacina contra a Covid-19, que o intervalo entre as imunizantes deve ser de no mínimo 14 dias. E em caso de dúvida, priorizar pela imunização contra a Covid-19 e aguardar o prazo para receber a vacina contra a Influenza.

Na terceira etapa da campanha, de 9 de junho até 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores da área de transportes, forças de segurança e salvamento, forças armadas e população privada de liberdade, conforme grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O município segue o Plano Nacional de Vacinação Contra a Influenza e espera atingir a meta nacional de 90% dos munícipes ao final do cronograma anual.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/05/2026 08:20

CANTARTE 2026 abre inscrições com mais de R$ 40 mil em premiações em Lucas do Rio Verde

Festival tem abrangência municipal e regional, contemplando categorias infantil, juvenil e adulto


11/05/2026 22:00

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do professor Almir da Silva Coutinho

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do professor Almir da Silva Coutinho


11/05/2026 17:08

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quarta-feira (13)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornarão na quinta-feira (14)


11/05/2026 10:01

Segunda noite da Festa do Milho movimenta público com gastronomia, música e concurso em Lucas do Rio Verde

Tradicional evento reuniu mais de 20 mil pessoas nos dois dias de festa na rotatória da Prefeitura e reforçou parceria entre poder público, iniciativa privada e associações


11/05/2026 08:12

Desafio Fera do Milho movimenta a segunda noite da Festa do Milho

Com troféus e valor em dinheiro, o concurso premiou os homens e mulheres que conseguiram comer mais espigas de milho, em cinco minutos


10/05/2026 11:50

5ª Festa do Milho consolida tradição cultural e reúne grande público em Lucas do Rio Verde

A programação continua neste domingo (10), com atrações locais e nacionais


10/05/2026 10:45

Festa do Milho: "Chica Doida" vence Concurso Gastronômico

O prato foi preparado pela Associação Obras Sociais Maria de Nazaré, o segundo lugar ficou com o Restaurante Rosa de Saron (Pudim de Milho) e o terceiro com o Churros da Maria


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini