25/04/2024 21:00:06

Covid-19: procure atendimento médico logo após os primeiros sintomas

Não espere: o tratamento médico realizado logo após os primeiros sintomas da Covid-19 pode evitar agravamento da doença
Por Ascom Prefeitura/Duana Souza
03/05/2021 17:10

Atendimento no PAM(Foto: Ascom Prefeitura)

A classificação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) coloca Lucas do Rio como risco “Muito alto” de contágio do Coronavírus. O índice de letalidade geral (óbitos confirmados por Covid-19 a cada mil casos confirmados) é de 2,68% no Estado, enquanto esse número é de 1,19% em Lucas do Rio Verde.

Ainda que o Município se encontre abaixo do índice estadual de letalidade, os dados são um alerta para que a população não deixe de tomar as medidas preventivas de contaminação e busque ajuda médica.

Tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar são sintomas da Covid-19 que podem facilmente ser confundidos com alergias e resfriados, típicos dessa época do ano em nossa região. Em tempos de pandemia, é necessário observar os sintomas e procurar atendimento médico imediato, sem descartar possibilidades por conta própria.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde recomenda que, aos primeiros sintomas, seja procurado o PAM (Pronto Atendimento Municipal) a fim de diagnosticar e iniciar o tratamento. No entanto, é importante ressaltar a diferença entre o ATENDIMENTO e TRATAMENTO precoce.

“Não adianta ir na farmácia e se auto prescrever uma medicação. As pessoas devem procurar o atendimento assim que surgirem os primeiros sintomas e não somente quando a automedicação não funcionar e os sintomas agravarem. Dessa forma, evitamos casos em que o paciente já chega precisando de respiração mecânica ou com muito comprometimento das funções vitais”, explica a secretária de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura.

Estudos nacionais apontam que a doença tem agido de forma mais rápida e grave em pessoas mais jovens, sem comorbidades preexistentes e esse perfil também tem sido observado a nível municipal.

“Não existe mais ‘grupo de risco’. Os cuidados devem ser tomados por TODOS na mesma proporção. A demora no tratamento pode trazer um quadro irreversível mesmo que um paciente apresente poucos sintomas externos ou não seja o perfil que estávamos acostumados a atender na primeira onda de contágio em 2020”, explica.

Mesmo após o início do tratamento e aparente melhora, é importante não descuidar e acompanhar os sintomas até o final do tratamento.

Em caso de dúvidas, o município conta com o TeleLucas, recurso de telemedicina via WhatsApp em que o paciente tem contato com um médico para consulta on-line e melhor direcionamento para o paciente. O TeleLucas está disponível pelos números (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498.

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta os óbitos ocorridos e externa suas condolências aos familiares e amigos, além de reiterar que trabalha incessantemente para suprir a demanda e garantir atendimento ao cidadão luverdense de forma digna e segura.

COMO SE PROTEGER

A Saúde traz abaixo as orientações gerais de prevenção à disseminação do vírus, as quais devem ser seguidas por toda população:

• Lave as mãos com frequência com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
    • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
    • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas;
    • Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize as mãos;
    • Mantenha distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
    • Evite abraços, beijos e apertos de mãos;
    • Evite viagens que não sejam de caráter urgente;
    • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos de uso frequente;
    • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;
    • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
    • Evite circulação desnecessária em lugares públicos;
    • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas;
    • Busque orientação pelo canal on-line disponibilizado (TeleLucas) ou atendimento no PAM; e
    • Use máscara em todos os ambientes.

25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)