20/06/2026 02:19:59
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8644/

Gestantes e puérperas com comorbidades são imunizadas contra a Covid-19

A expectativa é que, em breve, gestantes e puérperas sem comorbidades também sejam convocadas para a vacinação prioritária
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
30/05/2021 09:09

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Neste sábado (29), Lucas do Rio Verde deu início à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades contra a Covid-19, grupo incluído nas prioridades de imunização do Ministério da Saúde. No total, 78 mulheres foram vacinadas em duas unidades de saúde do município.

A gestante Jaqueline Correia, 28 semanas de gestação, fala sobre a importância da vacinação nessa fase da gravidez. “Para as grávidas que já estão vivendo uma situação de risco, gestação complicada, se vacinar é sentir uma pontinha de esperança e mais segurança para seguir das próximas semanas até o parto", afirma Jaqueline.

Grávidas e puérperas sem comorbidades também estão previstas na próxima fase da imunização. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, explica como será o próximo passo. “Hoje nós conseguimos avançar mais uma etapa de um público vulnerável, mas estamos no aguardo do recebimento de mais doses para então convocar gestantes e puérperas sem comorbidades. Enquanto isso, essas pessoas podem – e devem – já fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, porque assim que o município receber mais vacinas que podem ser aplicadas em gestantes e puérperas, nós iremos chamar para a imunização”, explica Cláudia.

Ainda em fase de comprovação, estudos indicam que a imunização pode passar da mãe para o bebê ainda na gestação. Daniela de Meira dos Santos, 34 semanas de gestação, se emociona com a possibilidade. “Nós, gestantes, contamos os dias, semanas, tudo na expectativa do parto. Muitos estudos dizem que bebês já nasceram imunizados e, para mim, é uma emoção muito grande hoje, momento divino, mais do que hormônios de grávidas", brinca Daniela.

Francieli de Melo Valério deu à luz recentemente, 25 dias atrás, e também veio receber a imunização, após uma gestação de alto risco. “Eu não estava esperando receber a vacina tão rápido. Fiz o pré-cadastro e na mesma semana me deram um retorno. Agora, com a primeiro dose eu já fico mais tranquila. Perante a população, é mais uma pessoa sendo imunizada e é muito importante para nós, para a família”, afirma a puérpera.

O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, alerta sobre a importância da realização do pré-cadastro e comparecimento para a vacinação. “A vacina é algo esperado por todos, por isso é importante a conscientização, a procura. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância [em Saúde], acesse o site da Prefeitura ou procure até mesmo os PSFs, pois estamos prontos para ajudar. Mas o recado mais importante ainda é - vacina salva vidas, não deixe de vacinar", afirma Pandolfi.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está contemplando pessoas com comorbidades (acima de 50 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos). A vacinação também segue imunizando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança. 

Se você faz parte desses últimos grupos prioritários e ainda não recebeu a vacina, entre em contato com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3549-2502. 

Se houver dúvidas, procure o PSF mais próximo de sua residência.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto