20/06/2026 03:42:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8703/

Concurso cultural junino premiará poesias, fotos e desenhos em Lucas do Rio Verde

Inscrições seguem até 30 de junho; é preciso ter entre 4 e 60 anos e ser morador de Lucas
Por Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque
14/06/2021 14:35

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Mesmo em ritmo de pandemia e para não deixar a fogueira de São João se apagar, a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde organizou um concurso cultural junino o “Concurso Cultural Bão para Festejar São João”. As inscrições começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até 30 de junho. 

Foram estabelecidas três categorias de participação: desenho, fotografia e poesia. Para participar é preciso ter entre 4 e 60 anos e morar em Lucas do Rio Verde. A ficha de inscrição estará disponível na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato ou pode ser solicitada pelo e-mail:  monteirolobatobibliotecalrv@gmail.com. Também é possível se inscrever por meio do formulário eletrônico

"É muito importante manter ainda o cuidado em relação à Covid. Desta forma, pensamos que o concurso pode ser uma forma de expressar de várias maneiras diferentes através da arte e da literatura a nossa homenagem a esta data que todos amamos", explicou a coordenadora da Secretaria de Cultura, Anelise Duarte. 

O resultado será divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato na primeira semana de julho. Os premiados receberão certificado de participação, um livro e um kit de guloseimas de São João para comemorar com a família. 

Categorias: 

Desenho 
Os desenhos deverão ser realizados em folha A4 a lápis (grafite ou colorido). No verso da folha à caneta deverá estar escrito o nome completo e a idade do participante. O tema do desenho é a cultura junina. Será selecionado um desenho de cada faixa etária. 
4 a 12 anos 
13 a 18 anos 
19 a 60 anos
 

Poesia 
Os poemas deverão seguir o tema junho - Mês de São João. Os trabalhos serão entregues junto à ficha de inscrição impressos em folha A4, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento 1,5, com no máximo uma página. Deverá conter o título centralizado e na nota de rodapé o nome completo do autor e idade. Será selecionado um poema de cada faixa etária. 
4 a 12 anos 
13 a 18 anos 
19 a 60 anos
 

Fotografia 
As fotografias deverão seguir o tema Dia de São João e precisam ser autorais. A foto deverá ser tirada com o celular e postada no Instagram marcando as hashtags #concursobãoprafestejarsãojoão, #culturalrv e #vivacultura até a data de 30 de junho. A ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Será selecionada uma foto. 
18 a 60 anos

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto