20/06/2026 09:16:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8857/

Secretaria de Assistência Social define atividades para Agosto Lilás

Ações foram apresentadas para Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
18/07/2021 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)


Ajustar tamanho da fonte:

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência doméstica. Simbolizado pela cor lilás, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde já projetou uma agenda de compromissos para marcar os trabalhos da data.

Para isso, foi realizada uma reunião com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, composta por representantes da Prefeitura,  judiciário, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal, entre outros, com apresentação da arte da campanha e a fim de debater atividades que podem ser executadas durante o próximo mês.

“Nossas mulheres precisam se sentir seguras. O compromisso da Rede é reforçar e aprimorar as medidas protetivas para que ninguém tenha medo de denunciar qualquer agressão que venha a ter, seja física ou psicológica”, explica a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, quem conduziu o encontro, realizado no auditório do Paço Municipal.

Ações
A Secretaria de Assistência Social, além de criar o material de campanha, ministrará palestras de apoio e informações para os assistidos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Para marcar o compromisso de defesa às vítimas, a inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, localizado na delegacia da Polícia Civil, deve acontecer em agosto.

A cidade também conta com a Patrulha Maria da Penha, através da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Rede de Proteção. Os policiais são treinados para atender as denúncias de violência de gênero.

Denuncie
O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.
Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

As denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias de Mato Grosso ou qualquer delegacia do município em que a vítima mora.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto