18/04/2024 14:20:52

Agosto Lilás: Capacitação aborda métodos de combate e prevenção à violência doméstica

Assistência Social convidou delegada da Mulher de Cuiabá para evento
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
04/08/2021 17:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A primeira semana da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate à violência doméstica, iniciou com compromissos através da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde. Nesta quarta (04), aconteceu o segundo evento para marcar a data, através de uma capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto.

A capacitação foi destinada aos profissionais da Assistência Social do Município, polícias Militar e Civil, Patrulha Maria da Penha, Judiciário, Câmara dos Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais envolvidos da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, exaltou a importância de palestras e capacitações para o Município abordando o tema violência doméstica. “Há dois meses nossa equipe foi à Cuiabá, conhecemos a Delegacia da Mulher e queremos concretizar este sonho em nossa cidade. A vinda da delegada Jozirlethe vai acrescentar na troca de ideias e qualificar a Rede de Enfrentamento. É uma oportunidade de diálogo e discutirmos juntos os problemas que nós temos na nossa sociedade e, a partir daí, melhorarmos ainda mais os serviços oferecidos”, explica a secretária.

Durante a palestra, a delegada abordou sobre os tipos de violência mencionados na Lei Maria da Penha (física, moral, psicológica, patrimonial e sexual), explicou sobre termos técnicos voltados aos profissionais e sobre o ciclo da violência, método utilizado para identificar se uma mulher está sofrendo violência psicológica e física do marido em ambiente doméstico, que é dividido em três etapas: aumento de tensão, ataque violento e a 'Lua de Mel'.

Segundo Jozirlethe, a Delegacia da Mulher de Cuiabá trabalha com uma média de mais de duas mil medidas protetivas por ano. “Em 2020, no período da pandemia, infelizmente, nós tivemos feminicídios em Cuiabá, mas nenhum foi das nossas vítimas que pediram medidas protetivas na delegacia. Quando me perguntam sobre a eficácia da Lei Maria da Penha, da medida protetiva, eu realmente posso comprovar com esses dados que aquelas pessoas que buscaram o atendimento dentro da Delegacia da Mulher, estão vivas”, ressalta.

As ações do Município foram apresentadas à palestrante, que elogiou os trabalhos e pretende contribuir com parcerias. “Vejo que aqui em Lucas do Rio Verde um grande esforço tem sido feito para aprimorar essa rede, para que as mulheres daqui se sintam protegidas e com coragem para denunciar. Desde os  psicólogos, patrulha Maria da Penha e outros setores que auxiliam. Vejo que tem sido um excelente trabalho e bons frutos virão”.

Agosto Lilás
A primeira atividade da semana aconteceu com uma palestra no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município para os trabalhadores homens do local, na segunda-feira (01).

O próximo evento ocorrerá na sexta-feira (06), com a inauguração do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil, com a presença de autoridades e imprensa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30