04/11/2026 14:05:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8949/

Entrega de motobombas às comunidades é uma das comemorações de aniversário de Lucas do Rio Verde

Secretaria de Meio Ambiente mostra ações contra as queimadas e apresenta brigadistas responsáveis no combate
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
05/08/2021 14:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentou as ações de combate às queimadas durante as comemorações de aniversário do município nesta quinta-feira (5). Foram entregues 4 motobombas para comunidades rurais de São Cristóvão, Groslândia, Itambiquara e Campinho Verde.

Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Vaz Ribeiro, Vice-prefeito, Marcio Pandolfi, Presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, Diretor Executivo de Governo, Aluízio Bassani, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e outras autoridades.

O prefeito Miguel Vaz saudou junto aos participantes em comemoração aos 33 anos da cidade, agradecendo todo o apoio da Brigada Municipal Mista e demais responsáveis que auxiliam no processo de evitar as queimadas neste período de estiagem. “É de extrema importância esta força-tarefa que o município recebe. A entrega das motobombas tem a finalidade de abastecer os tanques de água durante o combate às queimadas. Pedimos que a sociedade faça a sua parte, conscientizando sobre o perigo e os danos causados pelas queimadas, que são irreparáveis”, alertou o prefeito.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, reforçou os esforços da Secretaria, ressaltando os apoios recebidos. “Agradecer a todos os  envolvidos para que a gestão desenvolva soluções imediatas contra incêndios. Queimadas são nocivas ao meio ambiente, onde todos saem prejudicados”, discursou Suzana.

O processo dos trabalhos da Brigada Municipal Mista de combate ao incêndio foi apresentado. A Brigada é composta por seis integrantes, que auxiliarão na prevenção, controle, proteção e combate aos incêndios florestais de Lucas do Rio Verde. A Brigada foi montada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros e, neste ano, conta com a parceria da Fundação Rio Verde. A contratação dos profissionais é por um período pré-determinado em função do tempo da seca.

Motobomba

A motobomba é um equipamento feito de motor e bomba, normalmente indicado na agricultura para transferir água de um lugar para outro. As bombas terão a finalidade de abastecer os tanques de água durante o combate às queimadas.
Um termo de cessão de uso pelo período de estiagem foi assinado. Iniciando as chuvas, serão recolhidos para utilização no próximo ano. 
Representantes das quatro comunidades participaram do ato de entrega.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)