19/08/2026 01:32:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9179/

Conselho Municipal de Habitação se reunirá para avaliar denúncias e definir data para atendimento aos sorteados

A alta demanda de denúncias exigiu maior tempo para apuração de casos do Vida Nova II
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
14/09/2021 09:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O Conselho Municipal de Habitação de Lucas do Rio Verde informa que realizará, nesta semana, uma reunião para avaliar as situações de denúncias e visitas já feitas desde o dia 31 de agosto, após os sorteios das 350 casas do residencial Vida Nova II. A partir desta reunião, ficará definida a data para o atendimento aos sorteados e visitados e o recebimento dos documentos, que será divulgada pelo site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Na semana passada, a equipe do Departamento de Habitação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com apoio da Procuradoria Municipal e da Ouvidoria, intensificou os trabalhos de análise das denúncias recebidas.

Pelo Portal da Habitação, no site da Prefeitura, já é possível conferir as atualizações dos cadastros titulares que apresentaram alguma irregularidade e foram substituídos por cadastros reserva, após averiguação das denúncias.

Pela Procuradoria Municipal já foram identificadas mais de 70 possíveis irregularidades de sorteados envolvendo o setor imobiliário. Através de uma plataforma eletrônica, que reúne dados e documentos de 244 cartórios de Mato Grosso, é possível buscar informações sobre matrícula e registro de imóveis, certidões, procurações, entre outros. Vale ressaltar que não possuir imóvel no nome (casa, terreno, etc) é um dos critérios do programa.

Pela Ouvidoria, foram registradas 135 denúncias. Todas foram encaminhadas à Secretaria de Assistência Social, Departamento de Habitação e Conselho Municipal de Habitação para dar continuidade às investigações.

Canais de Denúncia
Em entrevista ao vivo via rádio, a secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Habitação, Janice Ribeiro, reforçou o pedido à sociedade sobre o poder e dever de se manifestar sobre eventuais irregularidades nos cadastros.

“As denúncias podem ser feitas até 30 de setembro. O objetivo da ação é garantir a transparência do processo, destinando as casas para quem realmente precisa”, reflete Janice.

A procuradora da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Derlise Marchiori, também participou da entrevista e explicou que a omissão de quem participa do processo, atrasa os prazos estimados pela equipe responsável.

“Sabemos do anseio da população de ganhar uma casa, mas precisamos da sinceridade de quem participa. Não atualizar os dados nos prazos que o Município pede, não significa que vamos deixar passar. Todos os casos estão sendo investigados minuciosamente. Nosso dever com a população é entregar as casas a quem realmente precisa”, esclarece Derlise.

As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria do município, pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita) ou pelo e-mail: ouvidoria@lucasdorioverde.mt.gov.br; pelo aplicativo Lucas Cidadão diretamente no celular; e ainda pelo Portal da Habitação. No site da Prefeitura também é possível acessar a Ouvidoria e o Portal Lucas Cidadão.
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos