21/06/2026 06:46:01
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9559/

Em Lucas do Rio Verde, Campanha de Doação de Sangue acontece mais cedo em dezembro

A coleta é realizada uma vez por mês, no último sábado, mas para dezembro a data foi antecipada pelo Hemocentro
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
26/11/2021 09:30

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso e o Grupo Corrente pela Vida, informa que no mês de dezembro a campanha de doação de sangue será antecipada para o dia 11, por causa das celebrações de fim de ano – que incluem Natal e Réveillon. 

A coleta costuma ser feita uma vez por mês, geralmente no último sábado. Será a décima segunda ação realizada em 2021.

A campanha será realizada das 7h às 11h e das 13h às 17h, no PSF X, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. Os interessados em doar sangue devem agendar horário, a partir do dia 9 de dezembro, pelo número de WhatsApp que será disponibilizado em breve. Ao todo, serão oito doadores por hora.

O agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha.

O uso de máscaras é obrigatório e a equipe de profissionais da Saúde solicita ainda que os doadores não levem acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais) e pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. 

Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tenha fumado nas duas horas anteriores; tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou amamentando.

Pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue. E quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.


“O que nos une é a solidariedade!”
O Grupo Corrente pela Vida é composto pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho