04/11/2026 01:08:39
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9568/

Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas

O estudo marca também a retomada dos encontros presenciais da unidade
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
28/11/2021 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizaram, na manhã deste sábado (27), a apresentação de estudo de casos sobre as experiências, sendo elas boas ou não, nas políticas públicas da educação. Em Lucas do Rio Verde, a unidade é uma extensão das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso e Instituto Federal - UFMT / Unemat/IFMT, e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

A atividade desenvolvida pelos 28 alunos do curso faz parte do conteúdo programático de encerramento da disciplina de Políticas Públicas I. Foram seis casos estudados de diversas regiões do Brasil. 

Na apresentação, os acadêmicos tiveram que apontar o que foi positivo naquela situação analisada, dentro do contexto de política pública (não partidária) pensada no bem comum. A coordenadora da UAB Lucas do Rio Verde, Juliana Gonçalves, destaca que a proposta da atividade vai ainda mais além.  

“A educação vai além dos portões da escola. Formar cidadãos críticos é o grande objetivo para que tenhamos uma sociedade com mais empatia e equidade”, disse Juliana.

A apresentação do estudo marca também a retomada dos encontros presenciais da unidade. A coordenadora se mostrou otimista. “As expectativas são ótimas. A gente espera que cada vez mais retornem esses encontros presenciais, assim como as aulas, as provas, movimentando tudo por aqui novamente”.

Quem também está otimista com o retorno das atividades presenciais é Lucieide Oliveira. Ela é formada em Publicidade e Propaganda e busca agora com a UAB uma segunda graduação. “Eu acredito que esse retorno é de suma importância. Nós começamos o curso no final do ano passado e, por conta das aulas remotas, hoje estamos conhecendo os colegas presencialmente”.

Elaine Lovatel, secretária de Educação, esteve presente e destacou a importância desses novos profissionais em formação para a cidade. “Daqui quatro anos esses 28 alunos vão se formar e a gente espera que eles venham somar com o público pedagogo das redes municipal e particular que tanto precisam”. 

Sobre a UAB
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. 

Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. 

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

Em Lucas do Rio Verde, a UAB está presente desde 2009 e, atualmente, oferece cursos em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bacharelado em Administração Pública, Licenciatura plena em Matemática e Sistemas para Internet, além de graduação em História. 

Já na pós-graduação, há o curso de Ciências no Ensino Fundamental do programa ‘Ciência é Dez’, Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais, Informática, entre outros.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)