09/04/2026 02:48:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9788/

TeleLucas é reativado para atender pessoas com sintomas respiratórios

O teleatendimento médico via WhatsApp também vai tirar dúvidas sobre a Covid
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
24/01/2022 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que, para auxiliar com as demandas da Secretaria de Saúde, o TeleLucas volta a funcionar a partir desta segunda-feira (24). O teleatendimento médico via WhatsApp será somente para casos com sintomas respiratórios e dúvidas relacionadas à Covid-19.

O atendimento do TeleLucas será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Os números de WhatsApp são: (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.

Para garantir agilidade no atendimento, envie mensagem para apenas UM NÚMERO e aguarde, você logo será respondido. O envio da mesma mensagem nos dois contatos pode prejudicar o fluxo do atendimento.

Com a reativação do serviço, o PSF XVI Bieger Cidade Nova estará fechado, pois comportará a equipe do TeleLucas. A população desta unidade será remanejada para atendimento nas unidades I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra será transferido para o PSF VII, no Primaveras.

O teleatendimento médico via WhatsApp havia sido suspenso em outubro do ano passado com a queda significativa dos casos.


DESTAQUE
O programa TeleLucas foi destacado como uma das experiências mais inovadoras pela iniciativa “APS Forte no SUS - no combate à Covid-19”. Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), o TeleLucas é uma ferramenta disponível para dar direcionamento e consultar, via Whatsapp, os pacientes com sintomas respiratórios, a fim de evitar maior lotação presencial nas unidades básicas de saúde do município.

Uma equipe técnica fica do outro lado da linha organizando os atendimentos, que passam por triagem e consulta médica.

https://apsredes.org/resolutividade-do-servico-de-teleatendimento-via-sus-em-lucas-do-rio-verde-mt/
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município