23/04/2024 18:26:59

A partir do incentivo do Município, atleta paralímpica conquista medalhas e supera desafios

Vitória Cristina é atendida pela escolinha de Atletismo do Viva Lucas há um ano
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
07/12/2022 11:16

(Foto: Arquivo pessoal)

Com 16 anos de idade, Vitória Cristina é um grande exemplo de que o esporte transforma desafios em realizações. A atleta paralímpica chegou ao município luverdense há pouco mais de dois anos e, desde outubro de 2021, é atendida pelo projeto Viva Lucas, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Secretaria de Esporte e Lazer.

No atletismo, a jovem iniciou os treinos ainda com 7 anos e com 8 anos já estava competindo. De lá para cá o esporte se tornou uma grande paixão na vida da jovem. “O esporte para a Vitória é saúde, é comunhão com outras pessoas. Não é só sair, passear, é ter responsabilidade e ela leva isso muita a sério”, explica a mãe, Elza Cristina.

Quando chegou a Mato Grosso, a atleta ficou sem contato com o esporte por quase dois anos. Em outubro de 2021, durante visita à Escola Olavo Bilac, a professora do Viva Lucas, Luciana Stefanello, tomou conhecimento dessa história.

“Eu fui à Escola Olavo Bilac divulgar os horários da Escolinha de Atletismo, quando encontrei a Vitória. Ela me contou dessa paixão pelo esporte e logo sua mãe entrou em contato comigo para retornar a prática esportiva. Desde então iniciamos os treinos e ela vem aprendendo novas modalidades dentro do atletismo”, conta Luciana.

Após retomar os treinos, a professora do Viva Lucas buscou informações sobre competições paralímpicas em que a atleta pudesse participar. Com isso, Luciana conseguiu inscrever Vitória nas Paralimpíadas Escolares da Regional 1, realizada no mês de agosto, em Brasília (DF).

Inscrita no Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo, ela conquistou o primeiro lugar nas duas provas, garantindo vaga para a fase nacional da competição. A etapa ocorreu no final do mês passado, de 21 a 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo (SP).

Na competição, Vitória foi garantiu três medalhas, sendo ouro na prova de Arremesso de Peso, prata no Lançamento de Dardo e bronze no Lançamento de Disco.

“Em São Paulo, Vitória competiu, além das provas em que já estava classificada [Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo], na prova de Lançamento de Disco, modalidade que ela não conhecia e aprendeu em 2 meses. Mesmo sendo novo, ela conseguiu o terceiro lugar”, destaca a treinadora Luciana, enfatizando o comprometimento da atleta com o esporte.

“Nossa expectativa para o próximo ano é participar de mais competições, não somente da esfera escolar, já preparando ela para seguir competindo no Atletismo Paralímpico. Gostaríamos de agradecer o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Secretaria de Esporte e Lazer”, complementa a professora.

“Por mais que ela tenha dificuldade em relação aos outros jovens, Vitória sempre soube que podia ter grandes conquistas. Ela, quando participa de competições, vai para ganhar”, afirma Elza Cristina.

A Secretaria de Esporte e Lazer tem como um dos seus objetivos a inclusão social. Atletas com algum tipo de limitação, podem entrar em contato com o setor para fazer parte das escolinhas esportivas do município.

ESPORTE E LAZER

23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil