20/06/2026 11:30:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11661/

Abertura oficial celebra o início dos Jogos Estudantis e Jogos Escolares em Lucas do Rio Verde

As competições seguem até o dia 31 de maio, com início ás 8h
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
27/05/2023 09:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Emanuel Rohden)


Ajustar tamanho da fonte:

O ginásio Didé Martins, no bairro Tessele Junior, em Lucas do Rio Verde, ficou pequeno diante do entusiasmo de 1,2 mil estudantes/atletas das redes de ensino de 12 cidades da região, incluindo o município. Na noite desta sexta-feira (26), eles participaram da abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Como todo grande evento esportivo, as 12 delegações (cada uma representando uma cidade da região) se apresentaram para os convidados que compuseram o dispositivo, entre eles: o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo, Alan Togni, Esporte e Lazer, Jackson Lopes, Educação, Elaine Lovatel, secretários dos municípios participantes, servidores municipais, vereadores, atletas, professores, familiares, entidades, intuições, forças de segurança e equipes de esporte e da saúde. 

Para o prefeito Miguel Vaz, a realização dos Jogos em Lucas do Rio Verde reforça o compromisso da cidade com o presente e o futuro de sua juventude. "O esporte faz parte da vida de muitas pessoas desde pequeno e é importante na formação. São momentos de criar e fortalecer amizades e de aprender sobre valores que levamos para a vida", disse.

Nessa etapa, os Jogos Escolares envolvem crianças de 12 a 14 anos e os Jogos Estudantis envolvem atletas de seleções com idade de 15 a 17 anos. Entre as modalidades estão, handebol, basquetebol, vôlei e futsal, nas categorias A e B.

"Sempre foi nosso objetivo sediar novamente essa etapa dos jogos, sabemos que o esporte muda a vida de criancas, adolescentes e jovens, esse é o nosso papel. Os benefícios sociais e de saúde são para a vida toda, e os Jogos Municipais e Estudantis são uma forma de estimular isso", afirma o Secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes. 

As disputas fazem parte da fase regional dos jogos. Na ocasião, os vencedores irão para a fase estadual, que na categoria B, acontecem de 01 a 07 de julho em Lucas do Rio Verde. Já na categoria A, os alunos seguem para a cidade de Água Boa.

Atilio Merlin, atleta de futsal não tem dúvidas que o título será de Lucas do Rio Verde. "Nós treinamos muito, nos dedicamos para isso, temos um grande incentivo no esporte através do Jackson e também do nosso treinador que pega no pé para que executamos um bom trabalho. Lutaremos para trazer o título que eu acredito já ser nosso", pontua. 

Ainda durante o evento, a aluna Giulia Beatriz de Oliveira Carvalho, jogadora de vôlei na competição, realizou o juramento do atleta. Todos os competidores levantaram o braço direito para frente e juraram competir de forma leal, dedicação, seguindo as regras de competição, respeitando as decisões dos árbitros e da organização, visando o aprimoramento técnico e físico.

O ponto alto da festa foi o vídeo de passagem da tocha pelas mãos diversos representantes de categorias diferentes do esporte Luverdense, até chegar na pira pelas mãos do jovem Matheus de Souza Cunha, atleta de Handebol. Na antiguidade, durante os Jogos Olímpicos, a chama era mantida acesa enquanto durassem as competições.

“É importante que vocês guardem com carinho esse momento. O esporte é legal porque não visa apenas a competição, ganhar uma medalha. Ele ajuda a fazer amizades e provoca o envolvimento entre as pessoas. É uma satisfação ver essa energia dentro das escolas produzida pelo esporte que faz de um dos pilares da gestão Miguel Vaz, que já investiu cerca de R$ 30 milhões em Esporte, e tem muito mais", pontuou secretário de Governo, Alan Togni.

Jogos

As partidas serão disputadas em seis locais da cidade, sendo eles: Ginásio Ernesto Zortéa (vôlei), Escola Estadual Dom Bosco (vôlei), Ginásio Pimpão (futsal), Escola Municipal Vinicius de Moraes (futsal), Ginásio da Escola Estadual Angelo Nadin (basquete) e Ginásio Didé Martins (handebol). A competição segue até o dia 31 de maio, com início às 8h.

As tabelas dos jogos estão disponíveis no Site da Prefeitura, na página da Secretaria de Esporte e Lazer, em 'tabelas'. Confira: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-arquivos/?&text=esporte-e-lazer&cod=jogos-esportivos

ESPORTE E LAZER
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto