18/08/2026 20:12:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8882/

Administração cria comissão para capacitar servidores sobre nova lei de licitações

Município tem como meta treinar servidores em um ano, metade do prazo estimado pelo Governo Federal
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
22/07/2021 12:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma nova lei foi criada para os processos de licitação e contratos, a Lei Federal nº 14.133/2021, e para se adequar mais rapidamente às mudanças na legislação, a Secretaria de Administração de Lucas do Rio Verde criou uma comissão técnico-jurídica. 

O objetivo da comissão, de acordo com a pasta, é regulamentar o novo regime de licitação e contratação na administração pública municipal, direta e indireta. Outra meta da comissão é capacitar os servidores dentro do período de um ano, metade do estipulado pelo Governo Federal, que estabeleceu o prazo de até dois anos para as adaptações. 

“Queremos, dentro desse período, já ir praticando, para que antes de vencer o prazo já estejamos 100% adaptados. Minha ideia é que não deixemos chegar no último ano para começar a se movimentar. A gente já quer colocar tudo em prática”, explicou Alan Togni, à frente da Secretaria de Administração. 

Integram a comissão servidores da Secretaria de Administração, da Procuradoria-Geral do Município, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos (Previlucas). 

Na nova lei, algumas formas de licitação foram extintas, como é o caso da modalidade Tomada de Preço e também a chamada Carta Convite. Entretanto, outra categoria foi criada, o chamado Diálogo Competitivo, não existente na Lei nº 8.666, de 1993. 

“O objetivo é que todos tenham noção do que e como pode ser feito. Por isso temos uma cartilha que deve auxiliar nesse processo. As capacitações são um diferencial do nosso município, assim vamos garantir boas práticas na execução dos contratos e licitações”, completou o secretário. 

Uma das ações da Administração para atualizar os agentes públicos, além da criação da comissão, foi implementar uma agenda de capacitações, detalhando como funciona um processo licitatório, conforme as mudanças previstas. 

Os treinamentos estão sendo ministrados pelos integrantes da equipe do Departamento de Licitações e Contratos, com foco para os servidores que atuam como administrativos em cada secretaria. 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PREVILUCAS PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos