27/02/2026 21:39:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13816/

Agentes de combate a endemias participam de capacitação sobre animais peçonhentos

O curso é promovido pelo Escritório Regional de Saúde de Sinop e destinado aos servidores dos 15 municípios que integram a Região de Saúde Alto Teles Pires
Por Ascom Prefeitura/MP
28/05/2025 16:38

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Agentes de combate a endemias (ACEs) dos 15 municípios que integram a Região de Saúde Teles Pires participam até sexta-feira (30), em Lucas do Rio Verde, de uma capacitação sobre o manejo e controle de animais peçonhentos (aranhas e escorpiões).

O curso é ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio do Escritório Regional de Saúde de Sinop. São 40 horas de formação, que tiveram início na segunda-feira (26), entre aulas teóricas, práticas e visitas a campo.

Segundo a bióloga Márcia Alves Brito, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Mato Grosso, o objetivo é capacitar os agentes de combate a endemias para a identificação dos escorpiões, principalmente, os de importância médica.

Estamos em uma região com alto número de acidentes com animais peçonhentos, daí a importância dos agentes saberem como agir, na identificação, coleta e transporte correto dos escorpiões, prevenindo e reduzindo os acidentes”.

(Foto: )

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que somente em 2023, a Região Alto Teles Pires registrou 716 acidentes com animais peçonhentos, 762 em 2024 e até o momento, 302.

Em todo o estado, foram mais de 3.600 casos em 2023, 3.330 em 2024 e até o momento, 1.025. Lucas do Rio Verde registrou no ano passado o primeiro caso de escorpião-amarelo. O animal foi encontrado em uma residência, capturado e levado a Vigilância Ambiental pelo próprio morador.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann ressalta que a capacitação dos profissionais foi essencial para que a equipe conseguisse enfrentar a situação. Foram realizadas buscas em toda a região e orientações a comunidade.

De tronco marrom, cauda e pernas amarelas, o escorpião-amarelo vive em locais escuros, quentes e úmidos, como entulhos, pedras ou até mesmo, dentro de sapatos ou roupas. A espécie é uma das mais venenosas e facilmente encontradas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.

A nossa orientação a população é para que cuide, quando for limpar os quintais, não acumule entulho, use luvas. Cuide para evitar e se surgir algum animal, aranha ou escorpião, se possível isole e leve até a Vigilância Ambiental”, finaliza a supervisora.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico