02/12/2022 08:10:14
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10916/

Alunos da rede municipal criam novas cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde

Na ocasião foram fundadas as cooperativas São Cristóvão Coração Valente, Olavo Cooper e a Cecília Meireles CeciCoop
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maíra Matos
22/11/2022 15:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunos de três escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram, entre os dias 16 a 21 de novembro, de assembleias do Programa Cooperativas Escolares, realizado pela Fundação Sicredi com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação. Os encontros marcaram a fundação de três cooperativas escolares.

Participaram dos eventos professoras e orientadoras do Programa, além dos alunos associados das escolas do município. Na ocasião foram fundadas as seguintes cooperativas escolares: Cooperativa Escolar São Cristóvão Coração Valente, Cooperativa Escolar Olavo Cooper e a Cooperativa Escolar Cecília Meireles CeciCoop.

Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a ter uma cooperativa escolar, em 2019, quando foi fundada a Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós. Dessa cooperativa, a assembleia geral para prestação de contas da gestão 2021/2022, alteração de estatuto social, eleição do conselho de administração e conselho fiscal para exercício 2022/2023 foi realizada na última sexta-feira (18).

O vice-prefeito Marcio Pandolfi destacou a importância do engajamento de todos. “Tenho certeza que o brilho nos olhos das crianças não é em vão, além desse envolvimento, da criatividade nos nomes das cooperativas, trazer questões de engajamento, empreendedorismo e um sentimento de pertencimento da comunidade escolar é fantástico e eu acho que quando nós conseguimos desenvolver esse espírito já nas nossas crianças certamente formamos cada vez cidadãos mais participativos, mais críticos. Eles são o nosso presente e o futuro e, com isso tudo, nos auxiliam a encontrar as soluções para problemas diários”, discorre.

Para a secretária municipal de Educação, os últimos dias foram marcados pela intensidade, troca de experiência e aprendizados. “Em 2021, quando assumimos a Secretaria, sabíamos que esse programa incrementaria no ambiente escolar, mostra que é um olhar a mais para ajudar o gestor na escola a desenvolver a educação e ainda se preocupa com a conscientização de ações sociais. O programa, os alunos e as escolas estão de parabéns”, comemora secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O Programa Cooperativas Escolares atende, no total, mais de 160 alunos luverdenses no contraturno escolar e são realizadas oficinas de aprendizagem em cooperativismo com o objetivo principal de educar para a liderança, iniciativa e protagonismo.

De acordo com o diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas, o interesse genuíno por pessoas é o princípio para seguir em frente com o programa. “Esse é um belo exemplo de como as coisas precisam acontecer, o aluno, a escola, o corpo docente, o corpo diretivo, prefeitura, mas, especialmente, a família. E eu queria trazer esse destaque. É o papel de vocês estarem aqui junto com seus filhos, isso é muito importante porque a vida escolar diz que a escola só será a segunda família se a família for a primeira escola, e todo o processo de aprendizado de culturas, princípios e valores, que é exatamente o que eles vão executar aqui no dia a dia, numa cooperativa escolar que trabalha princípios e valores como cidadão. Nós somos uma sociedade de pessoas, de capital, mas o dinheiro não pode vir à frente do interesse genuíno pelas pessoas”, declarou.

Eleita presidente da CeciCoop, Daniele Ciane dos Santos Oliveira destaca que o cargo demandará esforço. “Eu pretendo me envolver com os associados e ser responsável, promover atividades educativas para nossa cooperativa, estou um pouco ansiosa e acredito que é trabalhoso e precisarei usar de habilidades, mas darei conta”, discorre.

“Nós nos organizamos em reuniões semanais e resolvemos administrativamente as coisas da escola e que precisam ser adquiridas, é uma boa experiência e eu quero muito continuar no ano que vem”, ressalta o aluno da Escola Cecília Meireles, Alejandro Cardoso de Souza.

EDUCAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


01/12/2022 19:27

Concurso de Decoração Natalina está com as inscrições abertas até o dia 08 de dezembro

Os premiados receberão desconto no IPTU 2023


01/12/2022 14:30

Cultura firma parceria para confecção de uniformes e figurinos para alunos das oficinas

O projeto foi idealizado pela equipe técnica da Secretaria e vai beneficiar os alunos a partir do próximo ano


01/12/2022 14:18

Assistência Social de Lucas do Rio Verde e Programa Alimenta Brasil facilitam acesso à alimentação saudável

Famílias assistidas pelo Cras receberam frutas e verduras da agricultura familiar


01/12/2022 13:00

Testagens e atendimentos Covid-19 são realizados no PAM

De acordo com a Nota Técnica, emitida pelo Ministério da Saúde, quanto aos assintomáticos já não é mais necessária a quarentena


01/12/2022 11:00

Brigada Municipal Mista finaliza apoio aos Bombeiros no combate às queimadas

Grupo atuou por quatro meses contra incêndios florestais no período de seca


01/12/2022 09:55

Divulgado resultado final do edital para seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança

Selecionados se preparam agora para definição de dias e horários para as apresentações


01/12/2022 08:37

Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica edital do Programa Habitacional Sonho Meu

O período de agendamento das inscrições será de 10 a 20 de dezembro


01/12/2022 07:00

Linha do transporte coletivo altera rota para atender alunos do Senai e bairro Menino Deus

Novo trajeto da linha 600 passa a valer na segunda-feira (5); confira no mapa


01/12/2022 06:30

Publicado resultado preliminar da prova objetiva do Processo Seletivo nº 001/2022

Conforme edital, prazo para recurso é no dia 1º de dezembro, exclusivamente pela internet


30/11/2022 14:30

Vigilância Sanitária realiza ação contra maus-tratos aos animais

A equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso


30/11/2022 13:50

Novo programa habitacional é lançado pela Gestão Miguel Vaz

Esse é o segundo projeto viabilizado pela Administração Municipal em 12 meses