11/04/2026 18:30:39
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8129/

Após formação, Patrulha Maria da Penha está pronta para entrar em ação em Lucas do Rio Verde

Curso teve duração de nove horas e envolveu representantes da Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência de Gênero
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
08/06/2020 16:55

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Concluído o processo formativo inicial de três membros da Polícia Militar e seis da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha de Lucas do Rio Verde está pronta para entrar em ação já a partir desta semana. Instituída no dia 13 de março deste ano por meio de lei sancionada pelo Executivo, a patrulha integra o programa criado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e somente fará atendimentos domiciliares às mulheres vítimas de violência de gênero para as quais forem concedidas medidas protetivas de urgência.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, a pandemia atrasou a fase de formação, prevista para iniciar logo após a seleção dos patrulheiros. O conteúdo programático teve uma carga de nove horas e foi desenvolvido nos dias 04 e 05 de junho por representantes do Poder Judiciário, das Polícia Militar e Civil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, das secretarias de Saúde, de Segurança e Trânsito e de Assistência Social.  

O processo formativo é de responsabilidade da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e, dependendo do quadro evolutivo da pandemia, deverá ser retomado por polo ou diretamente no próprio município. “Com o término desta primeira etapa, a Patrulha já tem uma formação básica e está apta para começar a prestar atendimento. Tivemos estudo de caso, abordagem, humanização e conhecimento do fluxo, dos protocolos e instrumentais que serão usados pela equipe de patrulheiros durante as abordagens”, explica Lucileide.

Dos nove patrulheiros locais, quatro são mulheres designadas pela Guarda Municipal para fazer parte do grupo que terá a cooperação da Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência de Gênero. O acompanhamento dos casos será feito de acordo com a demanda passada pelo Poder Judiciário. “A Patrulha Maria da Penha visitará a vítima de violência e se colocará à disposição para dar toda a assistência necessária para evitar que o quadro de agressão se repita. A participação de mulheres aproxima e facilitará o contato e entendimento com a vítima”, avalia a secretária.  

A proposta de criação da Patrulha Maria da Penha foi lançada em Lucas do Rio Verde pelo juiz Hugo José Freitas da Silva, um dos palestrantes do curso, durante a Campanha 16 Dias de Ativismo, realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2019 pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “A Patrulha Maria da Penha não funciona se não tiver uma rede fortalecida e que dê o suporte para aquilo que a mulher esteja precisando naquele momento. Hoje é um momento de muita felicidade, porém de reflexão por conta dos índices de violência que possuímos. A meta é erradicar a violência doméstica e familiar, mas se tivermos salvo uma mulher já será gratificante”, disse o magistrado no ato de lançamento da Patrulha no município.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais