25/04/2026 00:51:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3746/

Audiência pública reúne informações a respeito da má qualidade do serviço de operadora de telefonia móvel

Com as reclamações contra o desserviço da Vivo S/A reunidas, promotora de justiça pretende ajuizar ação até o final do mês de abril
Por Ascom/Flávia Freire
14/03/2014 09:40

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Em audiência pública, na noite de ontem (13), o Ministério Público, junto a representantes do poder executivo, do legislativo, da CPI da Telefonia do Mato Grosso e órgãos como Procon, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública, recebeu a população luverdense para tratar das reclamações com relação ao serviço que a operadora de telefonia móvel, Vivo S/A, vem disponibilizando no município.

Num primeiro momento, a promotora Fernanda Pawelec convidou as autoridades presentes a formarem o dispositivo, dando a oportunidade de todos discorrerem a respeito do assunto. Formando a mesa, o vice-prefeito Miguel Vaz deixou claro que a pauta trata-se de um problema que há muito já foi identificado, e que cabe ao consumidor fazer valer seus direitos e reclamar.
 
“Todos aqui estamos vivendo este problema diariamente. Temos que reclamar o que nos é de direito para recebermos o oferecido. Afinal, nada é de graça. Além disso, estamos falando de um serviço essencial nos dias de hoje, que é a telefonia celular”, introduziu Vaz.

Diante de cerca de 40 reclamantes, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, vice presidente da CPI da Telefonia, disse que a comissão vem verificando as condições da telefonia móvel em todo estado de Mato Grosso.  A principal questão é o fato das tecnologias telefônicas estarem cada vez mais avançadas, com a utilização de internet e aplicativos a partir dela, e a estrutura necessária não acompanhar este desenvolvimento.

Afora que, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Mato Grosso fechou 2013 com mais de 4,5 milhões de telefones móveis ativos para uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes.

“A partir de todo trabalho que viemos desenvolvendo na Comissão, vejo o quão importante é esta audiência pública, para dar voz à população. Verificamos que na maioria dos casos, no estado, a estrutura de atendimento não é suficiente à demanda das operadoras. Aqui em Lucas, a Vivo S/A, em especial”, destacou, o deputado.

Além da má qualidade no recebimento desses serviços, foi dado destaque a outro problema: a dificuldade com relação ao atendimento na central da operadora e mesmo na Anatel. O diretor comercial da empresa Codeagri, José Henrique Hasse, disse não mais aguentar tentar resolver o problema, pois ficam passando a responsabilidade de um para outro.
 
“Nós fazemos a reclamação à Anatel, daí a agência nos repassa para a Vivo S/A. Em seguida, após muita insistência, a operadora nos retorna questionando o que há de errado, diz que vai verificar e no final das contas, nada é feito. Mas a nossa conta chega”, indignou-se José Henrique.
 
O defensor público, Diogo Horita salientou ainda que, mesmo participando desta sentença coletiva, os usuários não são impedidos de entrarem com a sua ação individual no Procon. “Seja por cobrança indevida, seja por entrega de um mau serviço, o consumidor tem todo direito de fazer valer seus direitos”, ratificou, o defensor público.

Ao final, a promotora Fernanda Pawelec informou que, em posse de todas as reclamações já elencadas, até o final do mês de abril a ação será ajuizada.  “Aqueles que ainda não formalizaram sua reclamação, ainda podem fazê-lo. Deixamos formulários na Prefeitura, na Promotoria, Procon, OAB e Defensoria Pública, para que todos possam participar”, arrematou, Fernanda.
 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município