20/06/2026 15:34:14
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9116/

Brigada Municipal Mista recebe equipamentos para continuar atuação nas queimadas

Brigadistas darão suporte aos Bombeiros até outubro deste ano, quando há previsão de início das chuvas
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
31/08/2021 11:05

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Os integrantes da Brigada Municipal Mista (BMM) de Lucas do Rio Verde, implantada esse ano para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas, receberam, na tarde desta segunda-feira (30), equipamentos a serem usados contra o fogo no município. 

A entrega foi feita na sede dos Bombeiros, na presença dos brigadistas, da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, e do Major Comandante Alex Queiroz da Silva. 

Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato Rural de Lucas e a Aprosoja, responsável pelo custeio. A brigada segue em combate até outubro. Após esse período os trabalhos são cessados, por conta da chegada das chuvas no estado. 

“Conseguimos essa grata parceria para apoiar o trabalho dos nossos brigadistas. Agradecemos as organizações que também têm esse olhar para o nosso meio ambiente e setor agrícola, pois o prejuízo de uma queimada é muito grande. Tudo isso é de grande valia”, agradeceu a Suzana. 

Foram adquiridos equipamentos de proteção individual, como luvas, balaclavas, coturnos, óculos de proteção e outros itens para o trabalho nos incêndios, como lanternas, facões, cabos de abafadores e garrafas térmicas. 

“Esse ano, devido o aumento da incidência de ocorrências, conseguimos atuar com os brigadistas em praticamente todas que fomos chamados. Tivemos uma resposta melhor nos atendimentos, mas sem deixar de atender no perímetro urbano da cidade. Acreditamos que as ocorrências que atendemos esse ano vão superar, e muito, os outros anos”, destaca o comandante dos Bombeiros. 

A secretária aponta ainda que a Brigada Municipal Mista será mantida no próximo ano no município, tendo apenas uma pausa na época de chuva. “No ano que vem, no período de estiagem, retornaremos com essa cooperação junto ao Corpo de Bombeiros. A atuação nas queimadas será cada vez melhor”, declarou a secretária. 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto