13/06/2026 16:55:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14072/

Caminhão ODS reúne aproximadamente cinco mil pessoas no Lago Ernani Machado

O evento, que tem como foco, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contou com a participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/MP
24/08/2025 11:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

As atividades educativas, culturais e de conscientização ambiental, ofertadas pelo Caminhão ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) - Festival ODS das Artes levaram aproximadamente cinco mil pessoas ao Lago Ernani Machado, em Lucas do Rio Verde.

A estimativa de público é dos organizadores. O evento foi realizado no sábado (23) e com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições de ensino superior, empresas e entidades.

O engajador do projeto em Mato Grosso, Diego Gazola, explicou que a iniciativa tem como objetivo disseminar a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma sustentável.

"A base do nosso projeto é a disseminação e o incentivo as boas práticas. O caminhão já percorreu mais de 24 cidades em todo o Brasil. Em Mato Grosso, passamos por Rondonópolis, Cuiabá e agora Lucas do Rio Verde".

(Foto: )

Além do palco, com apresentações culturais, o evento contou com tendas temáticas com serviços, oficinas e a apresentação de projetos desenvolvidos no município, como o Lixo Zero, presente nas escolas da rede municipal.

A supervisora de Cultura Christine Rigo destacou a importância do incentivo e apoio a economia criativa, interligando e fortalecendo as manifestações artísticas, geração de renda e a sustentabilidade.

"Hoje, nós estamos inseridos dentro de um programa muito maior, que são os ODS. E o papel da cultura é conectar essa rede de parceiros e promover o desenvolvimento dentro da comunidade".

O vice-prefeito Joci Piccini parabenizou os organizadores, as secretarias municipais que abraçaram a iniciativa e, principalmente, as famílias e as crianças que participaram do evento.

(Foto: )

Segundo ele, a união de esforços, entre idealizadores, as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Saae e outros apoiadores, transformou o lago em um espaço de conhecimento e aprendizado.

"Muitos projetos são desenvolvidos no município e a maioria das pessoas não sabe. Esse evento vem pra falar de sustentabilidade e mostra pra sociedade o que nós estamos fazendo para preservar o meio ambiente".

O Caminhão ODS é realizado pela Ecotransforma Produções e Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e com patrocínio da Rabobank, referência global no setor financeiro.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO EDUCAÇÃO SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação