21/06/2026 00:02:31
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11255/

Carnaval é período de alerta para infecções sexualmente transmissíveis

Além das vacinas, recomendação é que jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
20/02/2023 09:30

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Depois de dois anos, o Carnaval de rua, com blocos, festas e ‘rolês’ está de volta. Aproveitar a folia é o que todos querem, entretanto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com a saúde, pensando principalmente nas Infecções Sexual Transmissíveis (ISTs).

A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, afirma que é fundamental pensar em prevenção durante esse período e no pós também. "Para as pessoas que se divertem no Carnaval, é importante ter hábitos e rotinas saudáveis, ter exames clínicos e laboratoriais e check-up em dia e o cartão de vacina atualizado, isso, inclusive, é uma recomendação a todos, até quem não gosta tanto assim da folia. As infecções sexualmente transmissíveis têm sido mais frequentes em jovens e adolescentes", diz.

Uma das ISTs que pode ser prevenida com vacina é a Hepatite B, que causa alterações no fígado e pode causar sintomas como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se não tratada, pode comprometer o fígado, evoluindo para cirrose.

As três doses da vacina são aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, em crianças recém-nascidas, mas jovens e adultos também podem tomar a vacina em redes particulares.

Além das vacinas, a recomendação é que os jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha, que pode evitar outras doenças graves transmitidas sexualmente, como a HIV, sífilis, gonorreia, tricomoníase, clamídia, herpes, cancro mole, Hepatite C, Vírus Linfotrópico T humano (HTLV), Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e donovanose.

Importante reforçar que todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde oferecem preservativos feminino e masculino de forma gratuita, além dos testes rápidos para ISTs que auxiliam no tratamento precoce.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho