01/11/2026 20:08:50
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11551/

Cooperativas Escolares realizam assembleia para composição de cargos dos conselhos

Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com 4 cooperativas escolares
Por Ascom Prefeitura
30/04/2023 14:39

(Foto: Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Estimular o protagonismo dos alunos é um dos principais objetivos do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido, atualmente, em quatro escolas de Lucas do Rio Verde. E, para incentivar a participação dos estudantes, essas unidades estão realizando a primeira Assembleia Extraordinária de Cargos (AGE).

O foco da reunião é compor os cargos dos conselhos conforme o edital de cada cooperativa escolar. Alunos voluntários dos ensinos Fundamental e Médio podem se candidatar e, em seguida, serem aprovados na assembleia.

Das Cooperativas Escolares fundadas em 2022, a Cecicoop, da Escola Municipal Cecília Meireles, que conta com 24 alunos associados, e a Coração Valente, da Escola Municipal São Cristóvão, que está com 27 alunos associados, já realizaram a primeira AGE. Ambas foram acompanhadas por uma professora orientadora, comunidade escolar e as famílias dos alunos. Conforme o cronograma planejado, a Olavo Cooper, da Escola Municipal Olavo Bilac, deve realizar a assembleia nos próximos dias.

Já a Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós, que foi fundada em 2019, segue com sua composição ativa, não sendo necessário realizar a AGE neste momento.

A iniciativa das Cooperativas Escolares é desenvolver nas crianças e adolescentes o protagonismo, através dos princípios e valores de cooperação. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada.

A Prefeitura de Lucas do Rio do Verde, por meio da Secretaria de Educação, é a primeira do estado de Mato Grosso, a implantar o Programa Cooperativas Escolares, com a parceria a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural


27/10/2026 11:27

Natal da Esperança 2026: Secretaria de Cultura publica resultado preliminar do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Empresas poderão apresentar recurso presencialmente até o dia 29 de outubro