28/03/2024 13:59:40

Covid-19 e Influenza: doenças com sintomas que podem ser confundidos

A maneira de distinguir se é Covid ou se é gripe deve ser feita por meio de testagem de antígeno
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
18/12/2021 15:48

(Foto: Internet)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que os sintomas da Covid-19 e Influenza (gripe) são bem parecidos, principalmente na fase inicial, e podem ser facilmente confundidos pela população. Entre os mais prevalentes estão febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza. No quadro mais grave, as duas enfermidades virais podem evoluir para uma insuficiência respiratória.

Por isso, a recomendação é de que, em caso de sintomas, a pessoa fique em casa e, se sair, utilize a máscara, principalmente neste período de fim de ano, em que já foram confirmadas epidemias de diferentes tipos do vírus influenza, em especial, a variante H3N2, em nove estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo), além do avanço da variante ômicron do coronavírus.

A transmissão das doenças também é semelhante e há duas formas de se contaminar. A primeira, forma direta, acontece por meio de contato com secreções das vias respiratórias, como conversar, espirrar ou tossir. A segunda, forma indireta, ocorre ao tocar em superfícies contaminadas e levar as mãos nos olhos, nariz e boca.

A maneira de distinguir se é Covid ou se é gripe deve ser feita por meio de testagem de antígeno.

Em Lucas do Rio Verde, o teste da Covid-19 pode ser feito, das 6h às 24h, no Pronto Atendimento Municipal - PAM, localizado na Avenida Brasil, sem número, bairro Rio Verde.

O Município disponibiliza, pelo SUS, os imunizantes contra as duas patologias virais, cujo objetivo é evitar a evolução para formas graves das doenças.

A vacina contra a Influenza é para grupos prioritários, que inclui crianças, idosos, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, entre outros.

Já a vacina contra a Covid é para qualquer cidadão com 12 anos completos ou mais, com ou sem comorbidades.

A Secretaria de Saúde reforça que a população precisa tomar cuidado redobrado, principalmente no Natal e Réveillon. O preferível, então, seria optar por espaços abertos, ventilados com janelas abertas e ventiladores. Também é importante evitar aglomeração e não abrir mão do álcool em gel.

28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 10:45