20/06/2026 02:24:17
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8657/

Covid-19: Saúde vacina pessoas acima de 40 anos que possuem comorbidades

Município segue o fluxo da vacinação baseado nas orientações do Ministério da Saúde
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
02/06/2021 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde dá continuidade à luta contra a Covid-19 e atualmente chama para a imunização pessoas acima de 40 anos que possuem alguma comorbidade listada pelo Ministério da Saúde. Essas pessoas já passaram pela etapa do pré-cadastro, aprovação da documentação e agora estão sendo convocadas para irem até os PSFs receber a vacina.

Até o momento do fechamento da matéria, o Município conta com 11.404 doses recebidas, destas 9.173 já foram aplicadas nos grupos prioritários. As demais são  destinadas à segunda dose, garantindo assim a imunização completa do cidadão.

No dia 18 de maio, Lucas do Rio Verde iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades. Em duas semanas de campanha, 509 pessoas já foram imunizadas. Outras 290 estão agendadas até domingo, incluindo vacinação no feriado e final de semana.

Além desse grupo prioritário, o município segue imunizando pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos), pacientes com deficiências permanentes cadastradas ou não no BPC (ambos acima de 18 anos). A vacinação de idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde já cadastrados e forças da segurança (de acordo com a lista nominal da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP) também continua em vigor. O município espera em breve receber novas doses do Governo do Estado que serão suficientes para encerrar esse ciclo de vacinação dos primeiros grupos prioritários. 

Se você faz parte de alguma das categorias citadas anteriormente e ainda não recebeu a vacina ou está em dúvida sobre o pré-cadastro, entre em contato com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3548-2502.

Gestantes (a partir de 12 semanas de gestação) e puérperas (no máximo 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, também devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que as vacinas contra a Covid-19 não são recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas menores de 18 anos de idade.

Em caso de dúvidas sobre a fase atual da vacinação em Lucas do Rio Verde ou a lista completa das doenças elencadas como comorbidades e como comprová-las, o cidadão deve procurar o PSF mais próximo de sua residência ou acessar o site da Prefeitura (clicar no banner amarelo, em destaque).

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto