10/04/2026 21:15:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8719/

Crianças e adolescentes são orientados sobre trabalho e exploração infantil

Ação para conscientizar sobre exploração do trabalho infantil foi realizada na Secretaria de Cultura
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
17/06/2021 12:55

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

“Criança não trabalha, criança dá trabalho”. Esse foi o tema da roda de conversa realizada na manhã desta quinta-feira (17), pela Assistência Social na sede da Secretaria de Cultura. A ação faz parte das atividades de conscientização sobre o trabalho infantil, com data estabelecida no mês de junho, realizadas pela pasta. 

As psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) explicaram para crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino, o que caracteriza o trabalho infantil, prática considerada criminosa. 

Entretanto, os pequenos também foram orientados sobre as atividades do dia a dia, como auxiliar a família em serviços domésticos, que pode ser saudável e importante para o seu desenvolvimento. 

“A gente veio aqui não só para dizer que eles não podem trabalhar, mas também para dizer, principalmente aos adolescentes, que eles podem sim se inserir no mercado de trabalho, seguindo alguns critérios”, afirmou a assistente social, Monica Karoline Campos. 

Ela explica que os adolescentes que desejam ter essa experiência precisam continuar frequentando a escola, além de cumprir carga horária de até quatro horas de trabalho por dia, estabelecida por lei conforme a faixa etária.  

A Lei da Aprendizagem foi um dos temas abordados. Ela define que empresas de médio e grande porte precisam contratar aprendizes e auxiliá-los em seus primeiros passos profissionais. 

“Tivemos uma conversa bem saudável com as crianças. Eles sabem que tem ajudar os pais em casa, mas também mostramos as diferenças sobre o que é o trabalho e exploração infantil”, destacou Monica.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais