03/11/2026 23:21:00
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9596/

Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo

Situação compromete logística de trabalho do caminhão que realiza a rota
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
02/12/2021 09:30

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O alerta sobre o descarte correto de materiais nos contentores da coleta seletiva de Lucas do Rio Verde é feito rotineiramente pelo Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – e pela Prefeitura, mas, ainda assim, as lixeiras foram novamente encontradas com entulhos de construção. 

Desta vez, o contentor azul, que seria para receber o lixo reciclável, foi carregado com pedaços de concreto (veja a foto acima). O endereço onde as equipes da coleta encontraram o bem público nestas condições foi na Avenida Goiás, na região central da cidade. 

O Saae alerta sobre o mal uso das lixeiras e informa que a população pode denunciar ações como essa pelos telefones (65) 3549-7700 ou (65) 99339-1836. 

Entenda como é feito o descarte do lixo na cidade 

O lixo comum residencial, sendo este o orgânico e o reciclável, é coletado diariamente pelos caminhões da coleta seletiva. Para cada dia da semana o caminhão passa nos bairros e faz a recolha do lixo de um tipo de contentor, o laranja (lixo orgânico) ou azul (reciclado). 

Todos os caminhões, independente do dia da semana, têm um destino final: o Ecoponto. Nesse local, todo o lixo residencial da cidade é separado. Lá dentro, o material úmido é levado para uma rampa de transbordo, despejado em uma caçamba para seguir ao aterro. 

Os materiais do contentor azul são levados para o galpão do Ecoponto, onde passam por separação pelos cooperados da associação atuante. Nesta etapa, eles deixam de ser apenas lixo e se tornam dinheiro para os trabalhadores.

Ou seja, quando materiais – como restos de construção – são jogados indevidamente, toda a logística de trabalho daquele caminhão que realiza a rota é afetada. 

“Quando isso acontece, a coleta não é feita porque pode quebrar o contêiner, além do que não podemos misturar esse tipo de material. Isso é entulho e o Saae não recolhe esse material”, explica o coordenador de resíduos do Ecoponto, Jailton Marques. 

Descarte correto de outros materiais

Para que a população consiga descartar outros materiais, além do lixo comum domiciliar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conta com o cronograma de Limpeza Urbana, que contempla todos os bairros da cidade, em dias da semana diferentes.

As equipes recolhem nesta ação massa verde em pequena quantidade, corte de grama armazenado em sacos e móveis velhos. A secretaria orienta que os moradores devem se atentar às datas do cronograma, pois o caminhão passa em pontos distintos de cada bairro uma vez na semana.

Galhos e podas de árvores, materiais restritos, como pneus, restos de construção e entulhos são de responsabilidade do morador, que deve dar a destinação final adequada, na Central Verde, localizada no quilômetro 7 da rodovia MT-449, aos fundos da Fundação Rio Verde.
Além do cronograma de limpeza urbana realizado durante todo o ano, a prefeitura promove também o mutirão, atuando nos bairros da cidade, com cronograma específico para coleta de materiais. 

ATENÇÃO: Materiais de grande volume, como demolição, grandes obras e podas e cortes grandes não fazem parte do mutirão e nem do cronograma, sendo de responsabilidade do morador dar a destinação final a estes resíduos. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3549-8354 / 3549-7189 / 3549-7186 / 3549-7185 / 3549-7177.

Novos contentores

Contentores diferentes dos modelos já conhecidos pelos luverdenses ganharam as ruas da cidade na última semana. O Saae fez a troca de algumas das lixeiras, principalmente as que sofreram algum tipo de vandalismo, situação de alerta em relação ao uso dos contentores. De acordo com o Saae, foram adquiridos 370 novas unidades para o município.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA E OBRAS SAAE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)