20/06/2026 18:55:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11396/

Dia Mundial de Combate à Tuberculose alerta para diagnóstico e tratamento da doença

Após confirmação da tuberculose os pacientes são encaminhados para o tratamento
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
24/03/2023 07:00

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

O dia 24 de março é a data alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, proposto pela Organização Mundial de Saúde. Para conscientizar a população sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça as ações educativas e de promoção à saúde que são realizadas diariamente nos PSFs.

As unidades de saúde destacam a importância da busca por atendimento quando apresentar sintomas respiratórios, o atendimento e diagnóstico da tuberculose pode ser feito tanto pelo enfermeiro, quanto pelo médico do PSF. Os profissionais podem solicitar alguns exames que são realizados no laboratório municipal. Após confirmação da tuberculose, os pacientes são encaminhados para o tratamento. 

A infecção precoce não causa sintomas, pois o sistema imunológico do corpo protege a disseminação e, em muitos casos, permanece inativa - esta fase é conhecida como "TB latente". O diagnóstico e o tratamento precoces são necessários para controlar a disseminação da infecção. A TB latente pode se transformar em TB ativa, que é uma fase em que medicamentos e cuidados imediatos são necessários. 

Os sintomas comuns incluem:

    • Tosse persistente (que dura mais de 2 semanas)

    • Tosse com sangue na expectoração

    • Febre por mais de 2 semanas

    • Dor no peito

    • Perda de peso

    • Suor noturno

    • Perda de apetite

Diagnóstico e tratamento

A supervisora da rede de Atenção Básica, Glaucia Accordi, destaca que, o diagnóstico e o tratamento da doença estão disponíveis na rede pública e que o usuário pode buscar os 18 postos de saúde do município, reforçando que a doença tem cura, desde que tratada adequadamente.

“Qualquer pessoa que esteja apresentando quadro de tosse há três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para fazer o exame. Além do diagnóstico, é fundamental que se inicie imediatamente o tratamento medicamentoso, que é realizado durante um período, todos os dias, sem interrupção”, explica. 

Transmissão

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Em torno de 10% dos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis desenvolvem a doença.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória e feita ao nascer, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Em Lucas do Rio Verde, a vacina é feita por agendamento, procure a sua unidade de saúde de origem.

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser finalizado quando o médico confirmar a cura total do paciente. 

Em 2023, já foram confirmados três novos casos de tuberculose em Lucas do Rio Verde. No ano de 2022, foram registrados 35 casos da doença. Atualmente, o município tem oito pacientes em tratamento de tuberculose. 
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho