31/07/2026 18:47:42
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13833/

“É praticamente impossível pensar Mato Grosso sem ferrovia”, diz Miguel Vaz durante inauguração da ponte da Ferrovia Estadual

Prefeito integrou comitiva do governador em Rondonópolis nesta segunda (2)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
02/06/2025 13:30

(Foto: Foto divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto integraram, nesta segunda-feira (2), a comitiva do governador Mauro Mendes durante a inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis. A obra faz parte da 1ª Ferrovia Estadual do país e representa um marco para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso — especialmente para municípios estratégicos como Lucas do Rio Verde, que será diretamente atendido por um dos ramais da ferrovia.

Construída pela empresa Rumo, a ponte tem 460 metros de extensão e 12 vãos, sendo a maior entre as 22 previstas no traçado da ferrovia. O projeto ainda contempla 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis — compondo o maior empreendimento ferroviário com obras em andamento no país.

Além da solenidade de inauguração, a comitiva visitou o canteiro de obras da ferrovia estadual, construída com recursos privados e autorização do Governo de Mato Grosso. O projeto visa reduzir os custos logísticos da produção agroindustrial e ampliar a competitividade econômica do Estado.

Durante a visita, o prefeito Miguel Vaz ressaltou a transformação que a chegada da ferrovia trará para Mato Grosso, especialmente para a região Centro-Norte.

“Não dá pra pensar um estado como o de Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos, soja, milho, algodão do Brasil, sem ferrovia. A rodovia, é claro que é muito importante, foi muito importante nessa fase até agora, mas agora é praticamente impossível pensar sem ferrovia”, afirmou o prefeito. 

“É claro que pensamos também na competitividade que as ferrovias ou que a ferrovia vai trazer para essa região. E eu costumo dizer que para nossa região, para o Centro-Norte de Mato Grosso, não é importante somente essa ferrovia que nós vamos visitar hoje, mas também os demais projetos como a ferrovia FICO e, futuramente, a Ferrogrão, que liga Sinop até Miritituba. Então é desta forma que eu vejo o estado de Mato Grosso sendo muito mais competitivo e gerando muito mais riqueza para a população mato-grossense e para o Brasil”, completou Miguel Vaz. 

A 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos divididos em dois ramais principais: um ligando Rondonópolis a Cuiabá e outro conectando Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O traçado deve passar por 16 municípios e será interligado à malha ferroviária nacional, permitindo o escoamento direto da produção até o Porto de Santos. O primeiro terminal da ferrovia deverá entrar em operação em 2026.

A presença de Lucas do Rio Verde neste novo corredor ferroviário reafirma o papel estratégico do município como polo de produção, inovação e conexão com o futuro do agronegócio brasileiro.

Inauguração da ponte ferroviária da Rumo em Rondonópolis (Foto: Foto divulgação)

Inauguração da ponte ferroviária da Rumo em Rondonópolis (Foto: Foto divulgação)

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio