13/06/2026 16:56:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14066/

Escolas de Lucas do Rio Verde recebem premiação do 4º Alfabetiza MT

Três escolas municipais estão entre as melhores do Estado de Mato Grosso
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
21/08/2025 15:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

Honrando o seu compromisso com a educação básica, Lucas do Rio Verde, mais uma vez, ocupa uma posição de destaque no Prêmio Alfabetiza MT. Nesta 4ª edição três escolas municipais foram premiadas pelo excelente desempenho nos índices de alfabetização. A cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (20) no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, reuniu os representantes das 100 melhores escolas de Mato Grosso.

Representando o município luverdense, participaram do evento coordenadores, professores, membros da equipe técnica e os gestores das escolas municipais Vinicius de Moraes, Professora Joice Martinelli Munhak e Fredolino Vieira Barros, que foram premiadas. 

(Foto: )

“O reconhecimento do trabalho realizado com profissionalismo, dedicação e compromisso é representado através do resultado do 4º prêmio Alfabetiza MT. Toda a educação está em festa por ser representada pelas escolas premiadas”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel. 

Para a gestora da escola Vinicius de Moraes, Débora Oliveira o sentimento é de realização. “É uma alegria muito grande ver o reconhecimento do esforço conjunto dos professores, monitores e da coordenadora da nossa escola que se dedicam diariamente para alfabetizar nossas crianças.”

(Foto: )

O Programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, por meio de parceria entre Estado e Municípios, disponibiliza recursos para o processo formativo no decorrer do ano e, ao final do processo, realiza a premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação.

A premiação visa reconhecer o desempenho das escolas na alfabetização, por meio de avaliação dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados e que tenham sido avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso – Avalia MT, através da Avaliação Somativa, e premiar todos os anos as 100 escolas que se destacaram com os melhores desempenhos.

Educação que transforma

Recentemente, o Indicador Criança Alfabetizada demonstrou que Lucas do Rio Verde superou a meta estipulada pelo Ministério de Educação para o ano de 2024, chegando a 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados. Dessa forma, o Município está cada vez mais próximo de atingir a meta de alfabetização estipulada para 2027, de 73,85%. 

Essas conquistas reforçam o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, que reconhece o papel essencial dos professores e valoriza o aprendizado das crianças, construindo, assim, um futuro cheio de oportunidades para os mais de 14 mil estudantes da rede municipal. 
 

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação