20/06/2026 20:10:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11376/

Estudantes apresentam experimentos em Mostra de Ciência e Tecnologia

Estudantes apresentam experimentos em Mostra de Ciência e Tecnologia
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
20/03/2023 08:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Notas musicais saindo de bananas, explosão por meio de hidrogênio verde, mosquito Aedes Aegypti visto por lentes microscópicas e pizza literária foram alguns experimentos apresentados no Open Day - Mostra de Ciência, realizado pela Escola São Cristóvão, localizada na comunidade que leva o mesmo nome em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira (17).

A aluna do 9° ano, Joana Emanuele, apresentou resumos literários em caixas de pizza. “A pizza literária é para motivar os alunos a ler. Algumas pessoas estavam lendo sem motivação, só por ler, com isso nasceu a ideia junto com a professora Helena, que teve uma ideia de fazermos resumos de livros para colocarmos dentro das pizzas e, assim, servirmos uma pizza na sala de aula. Afinal, mesmo em tempos de tecnologia, não podemos deixar de ler nunca, pois sempre aprendemos muito com os livros”, esclarece a aluna.

O professor de ciências e agroecologia, Antônio Fernando de Paiva, explica o nome do evento e aborda que a Mostra de Ciências foi um momento especial. “Open Day é para que pais e responsáveis apreciem os trabalhos, que está aberto à visitação de todos. Foi um dia para os alunos mostrarem criações desenvolvidas desde o ano passado, que envolvem disciplinas regulares e também inovações que a gente agrega junto com as disciplinas, como ciências, robótica, português, matemática”, disse o professor.

Bianca Caroline, também no 9° ano, apresentou junto ao seu grupo a reação explosiva do hidrogênio verde em contato com um fósforo aceso. “Hidrogênio verde é um gás produzido pela energia sustentável, que não polui muito o meio ambiente. Por ser bastante inflamável, é uma opção de combustível para carros e motos”, explica Bianca.

O estudante do 6° ano, Victor Gabriel, apresentou um piano que podia ser tocado em bananas verdes. “Por meio de uma placa digital, é possível transformar qualquer coisa em um mini game e um console. Essa placa libera uma energia que passa pelo nosso corpo, que quando nós tocamos na banana, é descarregada, mas precisa tocar no fio. Além da banana, dá para usar massinha, alumínio”, detalha Victor Gabriel, que criou o mecanismo na aula de robótica.

Para a diretora da escola, Andreia Pedrassani Gurgel, foi um momento para mostrar à comunidade o que a escola faz. “Mostrar para as pessoas o que a escola produz, faz de inovação, aquilo que chama atenção e encanta os alunos, que muitas vezes os pais ou os próprios colegas não o conhecem apresentando”.

“O evento foi uma junção de ciências, tecnologia e robótica. Uma soma de trabalhos muito interessantes, em que os alunos são protagonistas da pesquisa e da organização dessa pesquisa na prática”, avaliou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho