20/06/2026 06:59:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8831/

Férias escolares: Saiba o que fazer com as crianças em casa

Secretarias de Saúde e de Educação orientam pais quanto ao recesso durante a pandemia; confira
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza e Aline Albuquerque
12/07/2021 12:55

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

O período de férias escolares chegou em Lucas do Rio Verde e, para que os estudantes aproveitem o tempo de descanso com segurança, livre do coronavírus, a Secretaria de Saúde, junto da Secretaria de Educação, sugere uma série de atividades a serem trabalhadas pelos pais durante o recesso. 

Período de férias escolares 
Escolas particulares: 12/07 a 23/07
Escolas municipais: 25/07 a 09/08

Férias são sinônimo de lazer e viagens, mas ainda estamos enfrentando um momento atípico. É preciso reavaliar as necessidades e atividades essenciais para curtir o momento sem colocar sua família (e os demais) em risco e ainda estimular a convivência entre pais e filhos e o gosto pela natureza! 

Se, ainda assim, a família escolher sair para viajar, opte por destinos mais calmos, ao ar livre, evitando shoppings, teatros, cinemas e lugares com muita aglomeração.

Para a psicopedagoga do Programa Anjos da Escola, Cristiane Quadro da Silveira, o período de férias é muito significativo para fortalecer vínculos familiares com as crianças. “Jogos com aspectos pedagógicos são muito interessantes, pois essa pode ser uma oportunidade de ver como as crianças lidam com a frustração”, explicou. 

Em relação aos adolescentes, a psicopedagoga aponta que os pais/responsáveis podem tentar fazer uma imersão no universo em que os estudantes estão inseridos, não só pela interação que pode ser positiva, mas também para avaliar esse ambiente, principalmente se tratando do universo virtual.  

“Essa é a hora para resgatar brincadeiras que acabaram ficando perdidas, como pular corda, amarelinha. Mas também pode haver um momento para estar juntos sem a necessidade de um jogo ou brincadeira, para conversar, sem a obrigação de uma tarefa”, destacou a especialista. 

Sugestão de atividades 

  • Jogos de tabuleiros são boas opções para criar vínculos e momentos em família
  • Estimule a imaginação através do uso de bolas, bonecas, brinquedos em geral
  • Contar histórias e impulsionar o estímulo à leitura
  • Reforçar o vínculo criança x animais, ao dar mais atenção às tarefas rotineiras de cuidados do pet da casa, incluindo a criança nesse momento
  • Piqueniques em espaços públicos ao ar livre, como parques e praças
  • Andar de bicicleta/patins 
  • Fazer caminhada em família ao ar livre
  • Sessão de filme/cinema em casa

Para a profissional da educação, as férias são uma oportunidade de troca entre pais e filhos. Por isso, deve ser prazerosa para ambos os lados, sem que a diversão torne-se uma obrigatoriedade. 

“As férias são o período de ócio produtivo, quando acionamos em nós a criatividade. Cumprimos muitos horários e nesse momento podemos acionar o hemisfério direito do cérebro, o lado do imaginar, do construir”, finaliza Silveira. 

Locais para levar as crianças

  • Lago Ernani José Machado
  • Parque Ecológico Harri Müller
  • Parque dos Buritis
  • Avenida Beira Mata (caminhadas, andar de bicicleta)
  • Calçadão da Avenida Amazonas (caminhadas, andar de bicicleta)
  • Biblioteca Monteiro Lobato 
  • Ponto de Leitura Tessele Junior 
  • Biblioteca Contêiner Jaime Seiti Fujii 
  • Mercado do Produtor 

É importante que os pais deem preferência a lugares mais vazios e orientem os filhos sobre evitar compartilhar objetos com desconhecidos ou qualquer outra pessoa que não integre o grupo familiar. Ensine aos pequenos os cuidados básicos de higienização e o que pode ou não ser tocado em espaços públicos.

E não se esqueça: use SEMPRE máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social.

CULTURA E TURISMO EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto