17/04/2024 23:45:05

Festival Rota Urbana reúne apresentações culturais em alusão ao Dia da Consciência Negra

Evento teve roda de capoeira, hip hop, jazz, batalha de MCs, além da feira de artesanato
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
22/11/2021 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Municipal do Capoeirista, a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde promoveu, no fim de tarde deste domingo (21), o festival Rota Urbana. A ação aconteceu no entorno do Paço Municipal com muita música, dança, além de apresentações culturais. O evento ainda teve a tradicional feira de artesanato.

O Festival Rota Urbana tem como objetivo fomentar a cultura negra como capoeira, hip hop, o jazz, batalha de MCs, entre outras atividades que foram desenvolvidas.

Para que o evento fosse realizado, a organização montou uma estrutura com tendas e palco ao lado do monumento da Ema. O espaço é uns dos tradicionais pontos de encontro de pessoas aos finais de semana para recreação, brincadeiras e, especialmente neste domingo, recebeu a programação cultural da secretaria.

“Eu acho isso muito bacana e nada mais justo que trazemos esses movimentos culturais para cá, enriquecendo as tardes de domingo. Essa ação é especial por fazer alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Municipal do Capoeirista. Nós da secretaria estamos muito felizes em poder dar voz e vez para todos os segmentos culturais”, disse a secretária de Cultura, Luciana Bauer.

Quem conferiu de perto os artesanatos da feira e toda a programação cultural foi a primeira-dama Janice Ribeiro, que elogiou o evento. “Essa ação é importante por reunir as pessoas, tirar elas um pouco de casa, mas com todos os cuidados, e proporcionar um pouco de diversão, além de fazer essa reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. Parabéns à organização por proporcionar isso para a nossa sociedade”.

Francisco Nascimento, auxiliar de serviços gerais, gostou das atividades culturais. Desde o início da pandemia ele não frequentava os espaços públicos de recreação e, neste domingo, foi surpreendido pelas ações. “Um evento como esse é muito importante para a cidade por motivar as pessoas a utilizarem esses espaços de lazer”, destacou.

CULTURA E TURISMO

Fotos:

17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

17/04/2024 15:41

Jogos Escolares: etapa municipal teve disputas acirradas em Lucas do Rio Verde

Melhores equipes foram selecionadas para os Jogos Mato-grossenses etapa regional

17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios

16/04/2024 17:50