10/04/2026 14:19:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10789/

Gestão Municipal finaliza restaurações de monumentos históricos

Esculturas importantes da cidade estavam danificadas por conta da ação de vândalos e exposição ao sol e chuva
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
21/10/2022 10:41

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, finalizou a restauração de quatro monumentos históricos da cidade. As esculturas sofreram com as ações de vândalos na cidade e também se deterioraram por conta das mudanças climáticas, sendo necessárias as manutenções.

A reforma das esculturas das Emas, Voo da Liberdade, Bíblia Sagrada e Garis durou dois meses e recebeu investimento de R$ 42 mil. Localizadas na rotatória do Paço Municipal, as emas foram as primeiras restauradas. Elas receberam a reposição das penas de metal que foram quebradas, pintura na parte externa danificada pelo sol, soldagem nos pontos de ferrugem, entre outras melhorias.

A escultura do Voo da Liberdade, que fica em frente ao Mercado do Produtor, e a escultura da Bíblia Sagrada, localizada no bairro Jardim Amazônia, receberam uma nova pintura e o reparo nas partes enferrujadas. O trabalho de restauração dessas três obras foi feito pelo artista Ivaldo Rodowasnki, também responsável pela construção das mesmas.

Já o monumento dos Garis, localizado na Praça do bairro Imperial, era o mais danificado, com as ferragens expostas e um dos garis sem o braço. Foi feito o trabalho de recuperação total e uma nova pintura nas três esculturas, pelo artista plástico Jackson Moura, que também foi responsável pela construção da obra.

Como denunciar

A população pode denunciar qualquer ato de vandalismo ao patrimônio público através do Aplicativo Lucas Cidadão, da Ouvidoria do Município pelo número 0800 646 4004 (ligação gratuita) ou acionar a Polícia Militar pelo 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais