23/04/2026 20:11:42
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11724/

Guarda Civil Municipal passa a ser armada com autorização da PF

Ao todo 37 Guardas Civis Municipais participaram de diversos treinamentos para atuar nas ruas armados
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
14/06/2023 14:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, a Guarda Civil Municipal – GCM, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), o armamento necessário para atuar integrada as forças de segurança de Lucas do Rio Verde. Ao todo, 37 profissionais estão aptos a utilizar arma de fogo no decorrer de suas atribuições.

O processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela Gestão Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração. “Este é um momento histórico para a Guarda Civil de Lucas do Rio Verde e para a sociedade luverdense. A Guarda Civil Municipal vem para fortalecer, integrar ainda mais a segurança pública. Hoje nós estamos definitivamente colocando a guarda armada nas ruas”, aponta o secretário de Segurança, Cel. Marcos Cunha.

A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. “Podemos destacar que Lucas do Rio Verde cumpriu à risca todos os trabalhos e requisitos solicitados pelo Polícia Federal. Foi um trabalho em conjunto, de todo um time, que buscou essa legalidade para a Guarda Civil do município”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima.

O prefeito Miguel Vaz destacou que o Município tem feito o possível para atender a demanda por segurança pública, a exemplo da realização de concurso público que está em andamento para contratação imediata de 30 agentes e cadastro reserva de outros 30 profissionais. “A segurança pública é um dos pilares da administração, que recebe total atenção. Estamos com investimentos a exemplo do batalhão da Polícia Militar, da nova base do Corpo de Bombeiros, da criação do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, dentre outros. São R$30 milhões de reais, recursos do Município, investidos na segurança pública”, destaca o prefeito. 

Para quem atua diretamente no atendimento à população, como o guarda Civil Municipal Pedro, a capacitação vai garantir melhor empenho do trabalho da guarnição nas ruas. “Passamos 30 dias em Cotia, estado de São Paulo, foram duas turmas daqui, passando por treinamento de manuseio de arma de fogo. Além disso, o estatuto do armamento exige que façamos uma requalificação anual o que é muito importante”, acrescenta o agente.

Durante o processo de qualificação da Guarda, em maio de 2023, aconteceu a Semana Jurídica, com orientação do Poder Judiciário e Procuradoria Municipal quanto ao uso de arma. A corporação recebeu ao todo, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.


 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio