04/04/2026 15:02:28
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8001/

IBGE adia realização do Censo Demográfico para 2021

O seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso
Por IBGE
19/03/2020 13:34

(Foto: IBGE)


Ajustar tamanho da fonte:

COMUNICADO IBGE

Alinhado às ações do Ministério da Saúde no combate ao Covid-19, o IBGE decide adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

A decisão leva em consideração a natureza da pesquisa que vai a todos os domicílios do país e que coloca recenseadores em contato próximo com moradores dos cerca de 70 milhões de domicílios a serem visitados. Consideramos, ainda, possíveis impactos das medidas preventivas na cadeia de treinamento da operação que envolve mais de 200 mil contratados em todo o Brasil o que poderia comprometer a qualidade do trabalho.

Com o adiamento, nosso instituto se ajusta às recomendações do Governo Federal diante do quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, atendendo assim às restrições diante da pandemia e se solidariza ao momento pelo qual o país passa.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Os recursos previstos para a realização do Censo, no total de R$ 2,3 bilhões serão alocados para o Ministério da Saúde promover ações de enfrentamento ao Covid-19, com o compromisso da pasta de realocar no orçamento do IBGE do próximo ano igual valor para assegurar a operação censitária.

Agradecemos a todas as instituições parceiras, autoridades e à sociedade em geral que se empenhou na divulgação e apoio ao Censo 2020.

Juntos vamos combater o Covid-19 e, passado esse momento, vamos trabalhar para um Censo ainda melhor em 2021.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes