20/06/2026 13:26:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9045/

Lucas do Rio Verde lança Fundo Municipal dos Direitos da Mulher para captar recursos

O objetivo é utilizar os recursos para implementação de ações que promovam o exercício efetivo dos direitos da mulher
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
20/08/2021 14:59

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta sexta-feira (20), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, realizou o lançamento do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, no auditório do Paço.

O dispositivo é um fundo especial, de natureza contábil, e tem como objetivo a captação de recursos para implementação de ações que promovam o exercício efetivo dos direitos da mulher. O prefeito Miguel Vaz discursou no evento e revelou o investimento por parte da Prefeitura no valor de R$ 50 mil para o início das arrecadações.

“É uma ação muito importante para medidas voltadas às causas sociais que envolvem as mulheres. Todo apoio do Poder Público é válido. Demos um passo importante, incentivando a sociedade a contribuir também e que o programa possa efetivamente aplicar as medidas necessárias ao suporte às mulheres que precisam”, explica o prefeito.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criado em 11 de outubro de 2006 (Lei 1313), terá autonomia para estabelecer a utilização dos recursos. A presidente do Conselho, Gisele Belotti, explica a aplicação das doações.

“As receitas do Fundo serão aplicadas, por exemplo, na execução de programas e políticas públicas em prol da garantia, promoção e execução dos direitos das mulheres, apoio técnico e financeiro a serviços, programas, projetos e campanhas que visem a divulgação ou execução do Lei Maria da Penha, consideradas as prioridades estabelecidas no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, detalha Gisele.

“A Secretaria de Assistência Social sempre esteve ajudando nessa luta do Conselho. Discutimos, trocamos ideias e sabemos o quanto é importante o crescimento do Conselho para continuar exercendo os trabalhos com maestria”, exalta a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

Participaram da solenidade o prefeito Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Ideiva Foletto,  representando a Promotoria de Justiça, assistente ministerial Bianca de Oliveira, defensora pública Josiane Alves Barros, representando a OAB, advogada Kelly Piccini, delegado da Polícia Civil Marcelo Maidame, demais autoridades, secretários e servidores municipais, forças de segurança e representantes de entidades.

Todas as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher estiveram presentes. A vice-presidente do Conselho, Maria Dalva Fernandes, apresentou um vídeo motivacional para marcar as comemorações e depois explanou um breve discurso sobre os trabalhos do Conselho.

Uma apresentação musical finalizou o evento com música, através o grupo do CRAS, Mulheres Empoderadas.

Doações
Além da Prefeitura, o empresário e presidente da Acilve, Vilson Kirst, e a advogada Kelly Piccini também contribuíram para o Fundo Municipal durante o lançamento. 

Para quem quiser ajudar, basta depositar para os dados bancários:
CNPJ: 32.092.693/0001-02
Banco do Brasil
Agência: 3196-8
Conta Corrente: 44.381-6 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto