16/06/2026 09:11:18
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13408/

Lucas do Rio Verde recebe certificado do Selo Unicef 2021-2024

Município avançou nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
11/12/2024 08:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde segue avançando em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Na última semana, o município recebeu o certificado do Selo Unicef, por superar a média nacional nas áreas de assistência social, educação e saúde, com impactos positivos no período de 2021-2024.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil, a fim de estimular e reconhecer avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A entrega do certificado ocorreu em uma cerimônia realizada em Cuiabá, e contou com a presença de representantes municipais, articuladores, mobilizadores do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A mobilizadora do NUCA, Fabiana Vaz, e a articuladora e secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti, estiveram na cerimônia, representando as secretarias envolvidas do município luverdense.

“Foi com imensa satisfação que recebemos essa premiação, visto que por quatro anos a assistente social, a saúde, a educação, o Conselho da Criança e Adolescente, entre outros órgãos, não mediram esforços para que cumprissem todas as metas referentes ao Selo UNICEF, trazendo o contexto de que, quanto mais a gente investe nas nossas crianças e adolescentes, mais resultados positivos teremos futuramente dentro da nossa sociedade. A proposta do selo é fortalecer o trabalho intersetorial, dar respostas e implementar políticas públicas voltadas para eles. No primeiro ano a gente trabalhou o planejamento, o plano de ação para a execução durante os três anos, e agora, a verificação dos resultados que a gente conseguiu obter. Essa vitória não é só nossa, mas de toda as redes de serviços que participaram de uma forma direta ou indireta”, destacou a secretária de Assistência Social e articuladora, Gisele Bellotti.

Cada município, ao receber o Selo UNICEF, assume o compromisso de manter com prioridade, em suas políticas públicas, ações pela infância e adolescência. Ao aderir, o município faz parte dessas iniciativas durante quatro anos.

“O Nuca é um grupo de jovens que fazem parte desse projeto por meio da assistência social. Foi de extrema importância termos ganhado o selo, porque desenvolvemos durante esses quatro anos várias temáticas com assuntos diferenciados e sempre com a proposta de dar voz ao jovem para que eles sejam bons protagonistas das ações. Então, em todo momento, eu como mobilizadora do grupo, sempre deixei eles tomarem a frente. A gente lançava o desafio da temática, mas eles eram os articuladores entre o grupo. Aquele desafio de você desenvolver habilidades com os jovens, a questão de liderança, de falar em público, nós vemos esse crescimento no dia a dia deles. Eles participam dos fóruns, dos eventos do município, sempre dentro das discussões de políticas públicas”, explicou a mobilizadora do Nuca, Fabiana Vaz.

Em Mato Grosso, 12 cidades foram certificadas: Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangará da Serra e Tapurah.

Sobre as ações

Assistência Social
Grande parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão pautadas em objetivos comuns à proposta do Selo UNICEF. Como exemplos se destaca: atenção à primeira infância, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento individual e familiar.

Educação
O Município visa garantir educação de qualidade por meio do acesso à educação inclusiva com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Em Lucas do Rio Verde ressalta-se as ações de acesso a todas as crianças e adolescentes na escola (busca ativa), permanência do aluno e aperfeiçoamento do ensino.

Saúde
Garantir o acesso a uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades. Para atingir esse objetivo a Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho de redução do índice de mortalidade infantil, ações de promoção e prevenção à saúde para crianças e adolescentes, garantia do acesso à vacina (especialmente na primeira infância e adolescência), entre outros.
 

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO EDUCAÇÃO SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.