20/04/2024 03:48:31

Gastos com procedimentos cirúrgicos nestes casos somam mais de R$ 2 milhões
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
23/09/2022 12:48

(Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior)

Durante a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento de Trânsito, desenvolveu ações de relacionadas ao tema da campanha “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo da iniciativa é conscientizar os condutores e reduzir os números de acidentes no município luverdense.

Somente neste ano, até o dia 22 de setembro, a Guarda Civil Municipal registrou 477 acidentes sem vítimas. Estão incluídos no levantamento os casos de abalroamento, capotamento, choque mecânico, colisão e tombamento.

Já os casos de acidentes com vítimas, esses já somam 515 registros de janeiro a agosto deste ano, conforme dados do Corpo de Bombeiros. Apesar de alto, os números apresentam uma redução se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 572 acidentes com vítimas.

“A população precisa se conscientizar, ter atenção no trânsito e respeitar toda legislação. Esses detalhes fazem a diferença”, destaca o secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.

Dos casos mais leves aos mais complexos, o acidente com vítima demanda uma estrutura de saúde para cada situação. Somente em serviços realizados – relacionados ao trauma, já foram investidos pela Prefeitura mais de R$ 2,3 milhões em cirurgias como bucomaxilo, ortopedia e neurocirurgia. Dos procedimentos cirúrgicos, mais da metade são em motociclistas.

“A grande maioria dos acidentes de moto resultam em fraturas de perna, de braço, de clavícula e, em casos mais sérios, até mesmo o crânio. Com isso, nós precisamos do ortopedista, do neurologista, do neurocirurgião e outros. São procedimentos delicados e caríssimos, mas, tendo esses serviços aqui, a gente consegue evitar o deslocamento dos pacientes para outras cidades, óbitos ou complicações. São fortes investimentos feitos pela Gestão a partir do contrato com o hospital” comenta o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

Durante a Semana do Trânsito, houve palestras em empresas e unidades educacionais, apresentações teatrais nos semáforos, além da implantação, em locais estratégicos da cidade, de carros destruídos a partir de acidentes.

“Essa campanha é muito importante por despertar os cuidados que todos os condutores devem ter. O recado que fica também é que se for dirigir, não beba. A gente percebe que, nesses acidentes, os danos, os riscos são muito maiores e mais graves quando combinados álcool e direção”, conclui Marcio.

19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 14:58