25/04/2024 09:55:49

Luta pelo fim da violência doméstica é foco dos 21 Dias de Ativismo em Lucas do Rio Verde

Campanha conta com ações da Secretaria de Assistência Social e Habitação e parceiros
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
22/11/2022 07:18

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

Para marcar os 21 Dias de Ativismo, campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta semana, uma programação para reforçar o período de conscientização sobre as consequências causadas por agressões físicas, psicológicas, entre outras na sociedade.

O período é uma mobilização mundial de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Inicia com o dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Durante o ano, nós, da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizamos ações para chamar a atenção das pessoas, para conscientizar a nossa sociedade que todos nós temos um papel importante na ajuda para minimizar esse problema que é a violência. Queremos também orientar aos tipos de violência que são cometidos, não sendo apenas física, mas psicológica, por exemplo. O Creas realiza uma ação interessante que orienta homens de diversos setores trabalhistas sobre violência doméstica com o programa ‘Precisamos Falar’. Este e mais trabalhos serão divulgados durante esse período com objetivo de reforçar a nossa luta contra a violência doméstica”, frisou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Na programação dos 21 Dias de Ativismo estão: encontro com vítimas de violência doméstica, panfletagens, Campanha do Laço Branco (envolve e mobiliza homens pelo fim da violência contra a mulher), cursos de maquiagem, corte de cabelo e barba com inclusão de vítimas de violência doméstica, divulgação nos veículos de comunicação, entre outros.

As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Associação de Mulheres em Busca de Cidadania, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.

Origem
Iniciativa criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon