21/06/2026 05:47:39
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11065/

Mais de 1.700 testes rápidos foram realizados durante o Dezembro Vermelho

A testagem é feita nos PSFs de Lucas do Rio Verde, por meio de coleta de sangue da ponta do dedo
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
27/12/2022 09:39

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante o mês de dezembro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações que abordam a sensibilização em relação ao HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ao todo, 1.750 testes foram realizados, sendo 879 entre grávidas e público geral, que fizeram o teste de HIV e sífilis, e outros 871 testes para hepatite viral (B e C). A testagem é rápida e feita nas unidades básicas de saúde, por meio de coleta de sangue da ponta do dedo.

A campanha Dezembro Vermelho teve como objetivo principal ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da Aids e de outras ISTs, para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada.

Outra intenção foi reduzir o contágio do vírus, em especial a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto e/ou amamentação.

No decorrer do mês ainda houve distribuição de preservativos feminino e masculino em todos os PSFs.

Como surgiu o Dezembro Vermelho?

Durante a terceira Conferência Internacional de Aids em Washington, nos Estados Unidos, em 1987, 200 mil pessoas que viviam com o HIV foram ouvidas pela comunidade científica. Para elas, o silêncio era uma forma de violência.

Como não havia tratamento na década de 80, quem contraía o HIV morria em questão de meses ou anos. Esse período da história internacional e nacional ficou marcado pelo terror e incerteza decorrentes da epidemia de AIDS.

Um ano depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial da Aids. O objetivo era, sobretudo, combater a desinformação e o preconceito contra os soropositivos (indivíduos que possuem o vírus HIV em seu organismo).

O Dezembro Vermelho ganhou notoriedade somente em 1991 com a Associação Do Laço Vermelho à luta contra a Aids. O projeto foi lançando pelo grupo de profissionais de arte Visual Aids em Nova York. Eles desejavam homenagear amigos, parentes e colegas que morreram devido à doença. Por isso, considera-se que quem usa o laço escolhe demonstrar abertamente a sua solidariedade aos pacientes.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho