20/04/2024 00:12:17

Moradores de Lucas do Rio Verde podem solicitar visita do Censo pelo telefone 137

O Disque-Censo 137 funciona todos os dias, das 7h às 20h30 (horário MT); ligação é gratuita
Por Ascom Prefeitura com IBGE
03/02/2023 08:30

(Foto: IBGE)

Os moradores de Lucas do Rio Verde que ainda não tiveram seus domicílios recenseados contam agora com o Disque-Censo para agendar a visita do recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O serviço pelo telefone 137 começou em Mato Grosso em 19 de dezembro nas cidades que estavam com a coleta mais avançada e agora foi ampliado e está disponível nos 141 municípios do estado.

A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer número, fixo ou celular, todos os dias da semana, das 7h às 20h30 (8h até 21h30 horário de Brasília). Com mais de 80% da população estimada recenseada em Mato Grosso, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa, e é um serviço inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O trabalho dos recenseadores começou em agosto de 2022 e deve continuar até o final de fevereiro.

A pessoa que ligar para o 137 responderá a alguns questionamentos que visam identificar se realmente nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa. Para isso, o atendente solicita informações como telefone, e-mail, endereço, nome da pessoa e ponto de referência.

Depois, a equipe local do IBGE vai entrar em contato para agendar a coleta dos dados presencialmente. Vale ressaltar também que essa ligação não parte do IBGE e, sim, da população. Ou seja, o IBGE não liga para o informante solicitando as informações sem que este tenha entrado em contato anteriormente com o Disque-Censo.

“Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território”, afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Por que responder ao Censo é importante? O Censo Demográfico 2022 é uma pesquisa que ocorre em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população. Com esses dados, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país. Responder à pesquisa é obrigatório e os dados têm o sigilo garantido por lei.

Andrea Salvador, coordenadora do Centro de Entrevistas Telefônicas Assistidas por Computador – CETAC, onde funciona o CAC (Centro de Apoio ao Censo), afirma que a disponibilização de mais um canal de comunicação entre a população e o IBGE, voltado para os moradores que ainda não foram recenseados, é de extrema importância para a conclusão da coleta do Censo Demográfico 2022.

"É importante que as pessoas que não estavam em casa quando o recenseador fez a visita, ou mesmo aquelas que não quiseram responder o questionário em um primeiro momento, se motivem a colaborar com a construção de estatísticas confiáveis sobre o país, que são imprescindíveis para o desenvolvimento futuro de políticas públicas", conclui Andrea Salvador.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

Fotos:

19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril

19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”