24/04/2026 12:33:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11276/

Motoristas luverdenses podem ter desconto de até 40% nas multas pelo app CNH Digital

Adesão do Município ao Sistema de Notificação Eletrônica garantiu recurso aos condutores
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
27/02/2023 11:10

(Foto: Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque)


Ajustar tamanho da fonte:

Os condutores que receberem multas de trânsito no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde poderão solicitar até 40% de desconto no valor da infração por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CNH Digital. A funcionalidade está disponível a partir desta segunda-feira (27). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a melhoria foi garantida por meio da adesão da Prefeitura de Lucas do Rio Verde ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

O benefício é válido para as multas aplicadas tanto por meio eletrônicos, como lombadas e radares, e para as multas manuais efetuadas pelos agentes das forças de segurança. 

A solicitação de desconto nas multas poderá ser feita pelo próprio motorista no aplicativo. A pasta ressalta que os condutores que pedirem o desconto não poderão mais recorrer da multa. 

De julho do ano passado a janeiro deste ano, as lombadas eletrônicas registraram mais de 40 mil infrações de velocidade, conforme registrado pela Guarda Civil Municipal. Em relação às multas manuais aplicadas pela Guarda, foram mais de 2 mil. 

Caso opte pela notificação eletrônica - e não apresente defesa prévia, nem recurso -, o motorista poderá pagar a multa com 40% de desconto, até a data de vencimento. O Denatran destaca que o desconto é feito multa a multa, ou seja, além da adesão à notificação eletrônica, o interessado deverá abrir mão da defesa e do recurso para cada autuação existente.

O acesso ao SNE pelo aplicativo busca facilitar o processo de notificação de trânsito. Se o usuário foi autuado, recebe de forma rápida a notificação, diminuindo custos ao Estado e também ao cidadão, que evita de ter que comparecer ao órgão de trânsito para retirar segunda via de notificações.

Recorrer de multas

Caso o motorista opte por recorrer da multa é preciso fazer essa solicitação via protocolo, sendo em 1º instância diretamente na Guarda Municipal (30 dias após a emissão da multa) e, em 2º instância, após o período, na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), na Secretaria de Segurança, no Paço Municipal. 

Os documentos necessários para recorrer são: notificação da multa, cópia da CNH, cópia do documento do veículo e apresentação da defesa. 

Ressalta-se que, com o recurso, o motorista não tem direito ao desconto disponibilizado pelo aplicativo.

Dúvidas e outras informações podem ser sanadas na Secretaria de Segurança Pública, no telefone (65) 3549-8303. 

FAZENDA SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município