16/09/2026 16:03:30
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13099/

Município adere ao Programa SER Família Mulher durante expedição em Nova Mutum

Termo assinado permitirá acesso ao programa de auxílio-moradia às vítimas sob medida protetiva
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
27/06/2024 09:26

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, assinaram o termo de adesão do município ao Programa SER Família Mulher.

O ato estava previsto na programação da Expedição SER Família Mulher - MT Por Elas, realizado em Nova Mutum, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.

O termo, assinado também pelo prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, e pela primeira-dama e secretária de Cidadania e Assistência Social, Aline Félix, permitirá acesso ao programa de auxílio-moradia destinado a atender vítimas sob medida protetiva.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O projeto conta com o apoio da rede de proteção às mulheres e vulneráveis, com o objetivo de fortalecer as ações de combate aos crimes e oferecer um suporte mais robusto às vítimas.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a oportunidade e elogiou os projetos envolvidos na causa de combater a violência doméstica. “Um grande evento realizado em Nova Mutum, que sediou a expedição, sobre um excelente programa que capacitou as equipes a frente da Assistência Social em prol dessa rede de proteção às mulheres vítimas de violência. E o programa em si né, que criará uma bolsa e o valor financeiro de apoio à mulher com medida protetiva, é fundamental para fortalecer essa corrente. Com certeza devemos aprimorar, a cada dia mais no nosso município de Lucas do Rio Verde. Agradeço o apoio do governador Mauro Mendes, dos trabalhos da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, por esta visão, esta sensibilidade ao projeto da violência contra às mulheres”, exaltou o prefeito.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A expedição percorrerá 15 regiões, oferecendo capacitações às equipes da rede socioassistencial do município-sede, além da participação das equipes socioassistenciais dos municípios abrangidos pela Região Integrada de Segurança Pública. 

A equipe de Assistência Social de Lucas do Rio Verde participou da expedição, como explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

“Nos organizamos e separamos por dia as equipes para participar desta oportunidade, que vai agregar os trabalhos já feitos no combate à violência doméstica em Lucas. Estávamos aguardando esse momento e agora, com o termo assinado, é mais uma garantia de fortalecer essa proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Contar com o Governo do Estado, com as ações desenvolvidas pela primeira-dama Virgínia Mendes, agrega, e nós somos muito gratos”, completou.

O programa, idealizado por Virgínia Mendes, é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres.

“O SER Família Mulher foi desenvolvido para trabalhar meios de evitar e proteger ainda mais as vítimas de violência. Às vezes, elas (vítimas) não sabem os direitos que têm, então trabalharemos as várias ações com toda uma rede, que envolve assistência social, saúde, educação e segurança. Acrescento que o Programa SER Família Mulher virou referência nacional”, revelou. 
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/09/2026 15:51

Lucas do Rio Verde avança na Jornada Selo Alimenta Cidades

Município já conquistou três selos da iniciativa e trabalha no levantamento de dados e na construção de estratégias para fortalecer a segurança alimentar


16/09/2026 10:32

Green School conclui 2ª turma e conecta jovens às potencialidades de Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com o Unilasalle, promoveu conhecimentos em agronegócio, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e projeto de vida


16/09/2026 07:00

Lucas do Rio Verde avança no ensino da Matemática com a criação de Programa Municipal de Incentivo à Aprendizagem

Com a sanção da Lei nº 3.988, o município cria estrutura permanente para elevar o nível de proficiência da rede municipal de ensino


15/09/2026 13:32

Inscrições para o Processo Seletivo terminam amanhã (16)

Prova objetiva está prevista para o dia 27 de setembro


15/09/2026 08:56

Lucas do Rio Verde participa de reunião preparatória para o 12º Censo Agropecuário

Encontro reuniu Prefeitura, Indea e Sindicato Rural para alinhar ações para a pesquisa nacional, prevista para 2027


14/09/2026 13:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em setembro e oferecem vagas em quatro áreas


14/09/2026 10:53

Badminton de Lucas do Rio Verde conquista ouro e prata na IV Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Atletas do Programa Viva Lucas representaram Mato Grosso em uma das maiores etapas  do circuito nacional


14/09/2026 10:17

Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026 será apresentada pela Prefeitura em 29 de setembro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h


14/09/2026 10:12

Lucas do Rio Verde realiza concurso Miss Regional da Terceira Idade

Evento contou com a participação de seis municípios


14/09/2026 10:08

Desafio Agro MTB: Prova do Sorgo reúne mais de 200 ciclistas em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a prova que definirá o campeão


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família