20/08/2026 11:09:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11250/

Município quer regulamentar área de preservação do Córrego Lucas

Com a medida, localidade passará a ser denominada Parque Natural
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
20/02/2023 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A área de 105 hectares de vegetação nativa onde atualmente se encontram o Lago José Ernani Machado e o Parque dos Buritis, no centro de Lucas do Rio Verde, deve ser regulamentada por meio de legislação. O Projeto de Lei do Executivo (PL nº 07/2023), encaminhado à Câmara neste mês, institui o local de preservação como Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, tornando sua nomenclatura adequada à legislação ambiental. 

Conforme a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a legislação existente até o momento (Lei nº 694/1999) para tratar do parque às margens do Córrego Lucas apenas autorizava sua criação e não o estabelecia como criado efetivamente, apesar da área já ser de uso comum da população. 

Além disso, foram identificados conflitos técnicos e jurídicos na antiga lei para que a área luverdense fosse cadastrada junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), do Governo Federal, demonstrando a necessidade de adequação. Esse cadastro interfere, por exemplo, na destinação de recursos públicos para a preservação de áreas como o parque. 

“O parque já existe. Ele é de conhecimento de todos e a população já faz uso dele. Na área às margens do Córrego Lucas temos duas principais unidades de conservação, que são de proteção integral (sendo o Parque Natural Municipal) e de uso sustentável (a Área de Proteção Ambiental - APA)”, esclarece o biólogo da secretaria de Meio Ambiente, Felipe Palis. 

O especialista explica que a área de preservação ambiental é ainda maior que os limites do parque, sendo considerada desde as nascentes do Córrego, na altura da rodovia BR-163, seguindo no sentido da Avenida das Nações, até o bairro Pioneiro. 

O projeto estabelece ainda a proteção da fauna e flora, do solo e da água, destacando seu uso para fins educacionais, científicos, recreativos e turísticos.

“Trabalhar na preservação das áreas verdes é um compromisso que temos. Essas áreas ajudam na regulação das temperaturas, melhorando nosso clima, e deixam também a cidade mais bonita, com opções de lazer para os nossos moradores. Por isso, reforçamos o uso consciente, para sempre aproveitarmos esses espaços”, disse o prefeito Miguel Vaz. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalhará na criação de um plano de manejo para a área, regulamentando o uso de recursos e dos corredores ecológicos da unidade de conservação. 

O projeto aguarda avaliação das comissões do Legislativo e, posteriormente, será votado pelos vereadores.

Melhorias previstas 
Para melhorar a área considerada um dos principais pontos de lazer e turismo do município, a Prefeitura estuda a revitalização do parque. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, traz melhorias, principalmente, no perímetro que abriga o Lago Ernani. 

A proposta é incluir mais postes de iluminação, revitalizar a pista de caminhada e os portais de entrada, instalar novos mobiliários, como bancos, lixeiras e luminárias, além de realizar trabalhos de arborização, incluindo o plantio de árvores com flores e plantas ornamentais.  
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame