23/04/2026 23:36:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11629/

Museu Histórico resgata histórias de pioneiros luverdenses em exposição física

Mostra de objetos e utensílios domésticos acontece até o dia 26 de maio, no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
19/05/2023 08:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, nesta quinta-feira (18), a abertura da exposição museológica “Arte de Fazer”. A atividade, que reúne peças e utensílios domésticos pertencentes a pioneiros luverdenses faz parte da comemoração ao Dia Internacional do Museu.

O vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou a importância de preservar a história do município. “É um resgate histórico que nós temos que cuidar para que as futuras gerações conheçam o passado, as dificuldades que enfrentamos e entendam como foi a construção da nossa cidade”.

A abertura da atividade contou com a presença da ex-primeira-dama da cidade, dona Ana Kothrade. Acompanhada do seu filho Gerson Kothrade, ela enalteceu o trabalho feito pela equipe do museu. 

“Para mim é um orgulho participar deste momento e poder relembrar o que passamos e usamos no passado. A dificuldade na comunicação, a falta de energia, de telefone, de água, muita coisa mudou de lá para cá. Com essa exposição, todos vão poder ver o que usávamos e saber como que iniciou a nossa cidade”, destacou dona Ana.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Diversos objetos foram doados por pioneiros e seus familiares para compor o acervo do museu. É possível encontrar matracas para plantio de arroz e milho, máquinas de datilografar, ferro à brasa, câmeras fotográficas, rede de pesca e até a cabeça de um peixe piraíba, que foi tratada, envernizada e guardada desde os anos 90 como lembrança pela família do pioneiro Vilmar Parisotto.

Responsável pela exposição, o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, contou que a história de Lucas do Rio Verde pode ser contada com vários olhares. “Essa exposição traz tem um significado muito intenso. As crianças vão poder acompanhar e ver com o que os pioneiros trabalharam no início da sua chegada ao município. Essa atividade é mais que apresentar peças, proporciona uma discussão na sociedade e mostra uma possibilidade educacional que o museu tem a oferecer”.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a exposição é uma oportunidade que a sociedade tem de conhecer as potencialidades do município. “É importante que os novos luverdenses conheçam as suas origens, reconheçam as dificuldades e as potencialidades que existiram no passado para construir um futuro cada vez melhor. Parabenizo a equipe do museu, da Secretaria de Cultura e Turismo, e agradeço toda a Gestão Municipal que esteve envolvida e dá total apoio para que esse projeto tão incrível aconteça”.

Também participaram da abertura da exposição o ex-vereador de Lucas do Rio Verde, Sebastião Garcia e sua esposa, Marileide Costa, o vice-presidente da Câmara Municipal, Daltro Figur, os vereadores Gilson Firmino e Márcio Albieri, artesãs do município e as turmas do 1º e 2º ano da Escola Municipal Eça de Queirós. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Exposição Museológica “Arte de Fazer” acontece até o dia 26 de maio no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador (antiga Flor do Cerrado), que fica localizado na Avenida Pará, nº 210, bairro Alvorada, ao lado da escola Eça de Queirós.

A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio