25/04/2024 07:17:54

Muxirum alfabetiza mais 30 alunos da fase adulta em Lucas do Rio Verde

Objetivo do programa é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos
Por Ascom Prefeitura/Carla Braganholo
03/10/2022 10:13

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Com muita comemoração e sorriso orgulhoso de satisfação, 30 alunos adultos se formaram em Lucas do Rio Verde, através do Programa Mais MT Muxirum. Esta é a segunda turma de alfabetização a ser certificada no município luverdense.

Com objetivo de erradicar o analfabetismo, o Mais MT Muxirum é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e Município. O governo executa o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

Além dos alunos, familiares, professores, autoridades municipais e membros da Secretaria de Educação participaram da solenidade. A cerimônia de encerramento foi realizada na Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Tessele Júnior.

Laura Sales Lange, coordenadora local do projeto Mais MT Muxirum, analisa que os alunos se empenharam e superaram limites para aprender. “Foi muito legal ver o empenho dos alunos. A gente sabe que não são tempos fáceis, eles trabalham o dia todo, têm suas famílias para administrar e seus afazeres. Eles foram bem disciplinados e é muito gratificante ver o quanto eles se prontificaram para participar. É apenas o começo e um ponta pé da liberdade deles. Eles aprenderam a ler e escrever, com isso, agora estão livres para outras coisas”, destaca.

A professora Luiza Spengler, que foi a alfabetizadora do projeto, não escondeu a emoção ao falar sobre a turma e a experiência que o projeto proporcionou. “Era uma coisa muito gostosa estar com eles na sala. Muito carinho entre todos, tornando um sentimento de mãe e pai. Eles chegavam empolgados para o que seria ensinado no dia e, sem dúvidas, eu aprendi muito com eles durante esse tempo. Nada na vida paga o que eu vivi com cada um. É gratificante”, afirma a alfabetizadora.

A alfabetização amplia os horizontes dos formandos. E a partir desta experiência, eles poderão se matricular em turmas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e dar continuidade ao sonho profissional.

Rosiane Maria de Queiroz, 33 anos, tem o sonho em ser advogada. Ela garante que vai dar continuidade aos estudos, para cumprir mais uma etapa da sua vida.

Já Marlene de Souza Bernardes, 55 anos, agora com o desenvolvimento das novas habilidades, terá sua vida mais ativa. “Eu estou muito grata que aprendi a fazer o meu nome e agora eu posso assinar. Agora eu me sinto uma cidadã. Antes eu sempre ficava triste por não entender as coisas. Não vejo a hora de poder mudar meus documentos e escrever meu nome completo. Estou muito feliz em concluir essa etapa. A gente sempre almeja mais e agora estou pronta para as outras que vão vir pela frente”, conclui Marlene.

Na primeira turma de alfabetização, o programa certificou 10 luverdenses por aprenderem a ler e escrever. A formatura foi realizada em fevereiro deste ano.

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 16:27