15/08/2026 23:03:45
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4744/

Otaviano sugere que São Lucas se inspire no modelo de gestão e captação de recursos dos grandes hospitais

O objetivo é que os gestores conheçam e aprendam com os cases de sucesso, como o São Mateus em Cuiabá e o Hospital de Câncer, em Barretos
Por Ascom/Marcello Paulino
30/05/2015 15:48

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto e representantes da área financeira e administrativa do Hospital São Lucas conhecerão, amanhã (31), o modelo de gestão adotado pelo Hospital São Mateus, de Cuiabá.

A visita faz parte de uma estratégia definida durante reunião realizada na manhã de hoje (30), com o prefeito Otaviano Pivetta, a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Solimara Moura e outras representantes da área de saúde.

Além da capital mato-grossense, está sendo planejada uma visita ao Hospital de Câncer de Barretos, no interior do Estado de São Paulo. A visita tem como objetivo conhecer os projetos desenvolvidos pela entidade na área de captação de recursos.

“A gente tem que ser humilde e procurar aprender com quem sabe. O São Mateus vai poder nos ensinar muita coisa sobre gestão de custos e o Hospital de Barretos, é referência nacional, não só em atendimento, mas em estratégias para captar recursos. Temos que nos inspirar e aprender com estes cases de sucesso”, ressalta Otaviano.

Um material publicitário sobre o projeto de ampliação do São Lucas deve ser elaborado nos próximos dias. A intenção é que empresários, políticos e lideranças da região possam apresentar o projeto e ajudar a buscar recursos em outras esferas do poder público e iniciativa privada.

Sobre a proposta de tornar o hospital referência em atendimento na região, o prefeito explicou que as reuniões em Cuiabá e Brasília, com o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio e com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, foram produtivas.

“Em julho, o ministro virá a Cuiabá para a inauguração do Hospital São Benedito. A nossa intenção é assinar o convênio com o ministério na mesma data. Em relação ao Estado, a proposta ainda está sendo discutida e a previsão é ter uma resposta em até 60 dias”.

Com a parceria dos governos, estadual e federal, o São Lucas receberá recursos e passará a atender também os pacientes dos municípios de Nova Mutum, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.

Em relação ao Estado, o valor do contrato de gestão é de aproximadamente R$ 800 mil por mês e com o governo federal, é o pagamento de 50% do custeio de todos os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente está trabalhando, buscando recursos, cobrando do Estado e do governo federal que assumam as suas responsabilidades. Queremos garantir atendimento gratuito e de qualidade, mas também precisamos garantir recursos para sustentar o hospital”, finaliza Otaviano.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti


12/08/2026 08:38

Modelo de segurança pública de Lucas do Rio Verde é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Encontro promoveu troca de experiências sobre Guarda Civil Municipal, tecnologia, mobilidade urbana e políticas de segurança pública


11/08/2026 17:38

4º Encontro Geração Coop reúne estudantes das cooperativas escolares e fortalece o protagonismo juvenil em Lucas do Rio Verde

Evento proporcionou troca de experiências e atividades práticas voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança


11/08/2026 11:10

Rumo à universalização: Saae dá início às obras de rede de esgoto em dois bairros de Lucas do Rio Verde

Nesta etapa serão atendidos os bairros Parque das Araras e Jardim Cerrado