21/06/2026 09:17:04
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9672/

Pesquisa sobre ciclovias da Secretaria de Planejamento é apresentada em congresso da USP

Servidores da pasta usaram estudo da pós-graduação para produção de artigo acadêmico
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
15/12/2021 14:40

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O estudo realizado pelos servidores da Secretaria de Planejamento e Cidade sobre as ciclovias de Lucas do Rio Verde se tornou tema de um artigo acadêmico apresentado durante o XXIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), nos dias 29 e 30 de novembro.

O trabalho nomeado “Avaliação da infraestrutura cicloviária da cidade de Lucas do Rio Verde” é tema também da pós-graduação realizada pelos servidores em Desenvolvimento Urbano, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), no campus Várzea Grande. Realizaram a análise das ciclovias e ciclofaixas o analista Welder Maciel e os arquitetos e urbanistas Danilo Messias e Isabela Godoy, que representou os colegas no congresso.

Segundo a servidora, a pesquisa foi apresentada ao evento em formato on-line, na sessão científica do tema Cidades Sustentáveis e Inteligentes, que tinha como objetivo expor trabalhos que abordassem estudos sobre cidades e seus desafios para a promoção da sustentabilidade e da busca por soluções inteligentes. 

“Aperfeiçoar a qualidade da infraestrutura de nossas ciclovias torna a cidade mais ativa, ao mesmo tempo em que fornece oportunidades igualitárias para as conexões nos deslocamentos realizados”, explicou a arquiteta e urbanista sobre o contexto social do modal. 

Os estudos de melhor classificação no sistema de avaliação foram indicados para participar de importantes periódicos nacionais e internacionais, ao qual o artigo foi contemplado. A pesquisa foi conduzida sob orientação do Profº Me. Diogo Barbosa Leite e da Profª Dra. Lívia Maschio Fioravanti. 

“O objetivo desta pesquisa foi alcançado, ao mapear e avaliar as ciclovias e ciclofaixas do município, no qual os resultados representam potencialidades do modal cicloviário, que podem ser referência para outras cidades semelhantes no Médio-Norte do estado de Mato Grosso”, ressalta Isabela Godoy.

O que diz o estudo 

Lucas tem forte potencial quanto ao uso de bicicletas como modal de transporte, considerando que possui em sua malha urbana uma extensão de 47,97 km de rede cicloviária. Em comparativo feito pela pasta com outras grandes cidades, o município luverdense é destaque.

Florianópolis (SC), por exemplo, possui 41 quilômetros de vias exclusivas para os ciclistas, enquanto Porto Alegre (RS) conta com 44,6 km e a capital, Cuiabá, com 39,9 km, segundo dados da ORG Mobilize Brasil levantados pela Secretaria de Planejamento e Cidade.

Como pontos passíveis de melhorias, os técnicos identificaram a necessidade de mais conectividade do design urbano, isto é, fazer com que a rede cicloviária se integre com outros modais, como o transporte coletivo público. 

Os especialistas apontaram algumas intervenções a serem feitas na infraestrutura urbana da malha, como recuperação de pavimentos e iluminação.

O projeto de engenharia de interligação e revitalização das ciclovias, que será lançado pela Gestão Municipal no início do próximo ano, está sendo desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Segurança e Trânsito e de Planejamento e Cidade e leva em conta o estudo dos servidores.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/06/2026 08:08

1º Arraiá da Cultura reúne famílias, talentos e tradições na Concha Acústica

Realizado neste sábado (20), evento contou com apresentações dos alunos das oficinas da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes